Trabalhadores da Petrogal dizem que terrenos de refinaria de Matosinhos são oportunidade de investimento

Trabalhadores da Petrogal dizem que terrenos de refinaria de Matosinhos são oportunidade de investimento
Porto Canal
| Norte
Porto Canal / Agências

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal adianta esta segunda-feira que os terrenos da antiga refinaria de Matosinhos são uma oportunidade única de investimento e desenvolvimento do país.

“Os terrenos do complexo industrial de Matosinhos [refinaria] representam uma oportunidade única de investimento e desenvolvimento do grupo [Galp] e do país, sem eles todos perderemos”, refere a CCT em comunicado.

A CCT alerta para a necessidade de se desenhar um futuro industrial para a antiga refinaria, que encerrou em 2021.

Os trabalhadores dizem ainda que os anúncios que vão aparecendo na comunicação social de intenções de compra daquelas instalações não passam disso.

“Mas sinalizam a ponta solta que falta na política de investimentos por parte da administração. No fundo, há esta ideia de que as instalações da refinaria são apetecíveis para outros grupos económicos – toda a gente - menos para a empresa/grupo [Galp]”, adiantam.

Para os trabalhadores, a queda do Governo PS deixa a administração sem mais desculpas para não recuperar o complexo industrial de Matosinhos, no distrito do Porto.

O encerramento da refinaria foi comunicado pela Galp em dezembro de 2020 e concretizado no ano seguinte, num processo muito criticado pelas estruturas sindicais.

Em maio de 2021, a Galp deu início a um despedimento coletivo de cerca de 150 trabalhadores da refinaria, chegando a acordo com 40% dos cerca de 400 colaboradores.

Este ano foi anunciada a instalação de um Centro Internacional de Biotecnologia Azul no local, que contará ainda com a colaboração da Fundação Oceano Azul, depois de ter sido anunciada uma cidade da inovação ligada às "energias do futuro".

+ notícias: Norte

Na mira da justiça. MP investiga alegado caso de corrupção envolvendo ex-autarca de Ovar

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito relacionado com um caso de alegada corrupção envolvendo o ex-presidente da Câmara de Ovar Salvador Malheiro, que confirmou ter apresentado esta terça-feira no tribunal local uma queixa-crime contra o autor da denúncia.

O que pensam os portuenses de um país chamado Galécia? 

As eleições regionais da Galiza deste domingo colocaram pela primeira vez a hipótese de o Bloque Nacionalista Galego ascender ao poder, com a intenção de fazer ressurgir o debate do independentismo galego. A irmandade Norte de Portugal Galiza é histórica e a criação de uma nação conjunta foi defendida por muitos no passado. Agora, há quem queira recuperar a ideia.

Homem sofre ferimentos graves depois de cair em rochas do Porto de Aveiro

Um homem, de 55 anos, sofreu esta terça-feira ferimentos graves depois de cair no molhe sul do Porto de Aveiro, incidente que obrigou ao resgate da vítima nas rochas, adiantou à Lusa fonte da Autoridade Marítima Nacional (AMN).