Trabalhadores da Petrogal dizem que terrenos de refinaria de Matosinhos são oportunidade de investimento

Trabalhadores da Petrogal dizem que terrenos de refinaria de Matosinhos são oportunidade de investimento
Porto Canal
| Norte
Porto Canal / Agências

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal adianta esta segunda-feira que os terrenos da antiga refinaria de Matosinhos são uma oportunidade única de investimento e desenvolvimento do país.

“Os terrenos do complexo industrial de Matosinhos [refinaria] representam uma oportunidade única de investimento e desenvolvimento do grupo [Galp] e do país, sem eles todos perderemos”, refere a CCT em comunicado.

A CCT alerta para a necessidade de se desenhar um futuro industrial para a antiga refinaria, que encerrou em 2021.

Os trabalhadores dizem ainda que os anúncios que vão aparecendo na comunicação social de intenções de compra daquelas instalações não passam disso.

“Mas sinalizam a ponta solta que falta na política de investimentos por parte da administração. No fundo, há esta ideia de que as instalações da refinaria são apetecíveis para outros grupos económicos – toda a gente - menos para a empresa/grupo [Galp]”, adiantam.

Para os trabalhadores, a queda do Governo PS deixa a administração sem mais desculpas para não recuperar o complexo industrial de Matosinhos, no distrito do Porto.

O encerramento da refinaria foi comunicado pela Galp em dezembro de 2020 e concretizado no ano seguinte, num processo muito criticado pelas estruturas sindicais.

Em maio de 2021, a Galp deu início a um despedimento coletivo de cerca de 150 trabalhadores da refinaria, chegando a acordo com 40% dos cerca de 400 colaboradores.

Este ano foi anunciada a instalação de um Centro Internacional de Biotecnologia Azul no local, que contará ainda com a colaboração da Fundação Oceano Azul, depois de ter sido anunciada uma cidade da inovação ligada às "energias do futuro".

+ notícias: Norte

Fugitivo detido em Trás-os-Montes tinha armas e equipamentos para comunicar sem ser apanhado

Fernando Ribeiro Ferreira, um dos cinco fugitivos que escaparam do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi capturado esta sexta-feira em Trás-os-Montes, depois de uma operação discreta da PJ e da GNR. O homem, de 61 anos, tentou fugir ao ser abordado pelas autoridades, mas foi apanhado sem conseguir resistir. Estava armado e com material para comunicar sem ser apanhado.

Localizado corpo de mulher desaparecida no incêndio que destruiu pensão no Porto

O corpo da mulher que estava desaparecida na sequência do incêndio que na quarta-feira deflagrou numa pensão do centro do Porto foi esta sexta-feira localizado entre os escombros, adiantou o comandante dos Sapadores do Porto.

Prepare o guarda-chuva. Mau tempo regressa em força ao Norte este domingo

O norte e o centro de Portugal continental vão ser atingidos entre domingo e segunda-feira por uma superfície frontal fria, que trará vento, chuva e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).