António Costa inaugura esta quarta-feira nova carruagem do metro do Porto

António Costa inaugura esta quarta-feira nova carruagem do metro do Porto
| Porto
Porto Canal

O primeiro-ministro António Costa e o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, inauguram esta quarta-feira, pelas 11h, umas das 18 novas carruagens da Metro do Porto numa curta viagem entre as estações de metro da Trindade e da Casa da Música.

Após uma derrapagem de sete meses no prazo para a entrada em circulação das novas carruagens da Metro do Porto, que, inicialmente, foi apontado para o mês de maio, a empresa assegura ao Porto Canal que os veículos vão começar a circular “dentro de breves dias”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Os novos veículos vão operar a uma velocidade máxima de 80km/h e têm capacidade para 244 passageiros, dos quais 64 sentados, incluindo ainda um sistema de vigilância exterior que permite ao condutor verificar se os passageiros não circulam em sítios menos aconselháveis.

O reforço da frota que, no futuro, poderá ajudar a servir a extensão da linha amarela e as novas linhas Rosa e Rubi, obrigou a um investimento de 49,6 milhões de euros, financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência do Uso de Recursos (POSEUR) e pelo Fundo Ambiental.

Com a entrada em circulação das 18 novas composições, que atingem os 80km/h, a Linha Amarela, entre o Hospital de São João e Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, será a mais reforçada com a circulação de “12 veículos por hora em cada sentido, em hora de ponta”. Em fevereiro deste ano, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, afirmava que as novas composições iriam operar em todas as linhas.

Assim, com a circulação de 12 veículos por hora podem ser esperadas composições a cada cinco minutos em cada sentido durante a hora de ponta.

+ notícias: Porto

Shopping Cidade do Porto abriu portas há 30 anos

O Shopping Cidade do Porto completa, este sábado, 30 anos de existência. O centro comercial, situado no coração da Boavista, nasceu sem licença legal de construção nos anos 90, situação que se desenrolou num processo judicial que só conheceu o fim em 2015. Findada a polémica, a infraestrutura apostou na modernização, componente que abraça o trigésimo aniversário.

Regulador diz à Área Metropolitana do Porto para "retirar as devidas ilações" sobre queixas dos utentes da Unir

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) recomendou à Área Metropolitana do Porto (AMP) que retire "as devidas ilações" acerca das queixas dos passageiros da Unir, afirmando que, num ano, não recebeu qualquer denúncia vinda da entidade metropolitana.

Porto, o Nosso Movimento vai apresentar candidato às autárquicas de 2025

O ‘Porto, Nosso Movimento’ acredita que o seu papel não se esgota com o final de mandato de Rui Moreira. Por isso, a Assembleia Geral do Porto, que esteve reunida na noite desta sexta-feira, vai apresentar um candidato às eleições autárquicas de 2025. A informação foi avançada pela associação cívica em comunicado enviado às redações.