Barcelona recorda estreia de Messi na inauguração do Dragão
Porto Canal
O FC Barcelona recorreu esta quinta-feira às redes sociais para assinalar a estreia de Lionel Messi no Estádio do Dragão, há vinte anos, na inauguração do recinto.
A equipa catalã foi a primeira a jogar no Estádio do Dragão, em 2003, como prova da amizade entre os dois clubes. O duelo inaugural do dia 16 de novembro acabaria por ficar para a história, já que assinalou a estreia de Lionel Messi – o melhor atleta da história dos blaugranas e uma das figuras mais icónicas da história do futebol.
Ver esta publicação no Instagram
As bancadas encheram para o jogo de inauguração, do qual os azuis e brancos saíram vitoriosos. O FC Porto, então orientado por José Mourinho, venceu o Barça, de Frank Rijkaard, por duas bolas a zero, com golos de Derlei (grande penalidade) e Hugo Almeida.
No verão de 2014, os Culés regressaram à Invicta para o jogo de despedida de Deco, o “mágico” que brilhou com os dois emblemas ao peito. O duelo colocou frente a frente a equipa do FC Porto de 2004 e a equipa do FC Barcelona de 2006. O médio que “fintava com os dois pés” vestiu as duas camisolas nesta partida, à semelhança de Vítor Baía, o mítico 99. Do "onze" inicial do FC Porto na final da Liga dos Campeões de 2004, em Gelsenkirchen, só esteve ausente Carlos Alberto.
Para além dos campeões europeus, Sérgio Conceição, Alenichev, Jorge Andrade, Jankauskas, Mário Silva, Ricardo Fernandes, Bruno Vale, Ricardo Carvalho, Rubens Júnior, Bruno Moraes e Secretário jogaram com a camisola azul e branca.
Pelos catalães atuaram Jorquera, Belletti, Oleguer, van Bronckhorst, Sylvinho, van Bommel, Gerard, Davids, Giuly, Gudjohnsen, Ezquerro, Luizão, Djalminha, Vítor Baía, Deco, Eto'o e Messi. Nesse dia, Pinto da Costa aproveitou a presença do argentino para lhe oferecer uma maquete do Estádio onde se estreou como jogador profissional.