Carneiro recupera slogan usado por Pizarro nas autárquicas de 2013

Carneiro recupera slogan usado por Pizarro nas autárquicas de 2013
| Política
João Pedro Gomes

“Por todos”: foi com este slogan abrangente que Manuel Pizarro se apresentou às eleições autárquicas de 2013, as primeiras que disputou como cabeça de lista à Câmara do Porto. O mesmo slogan é agora usado por José Luís Carneiro, dez anos depois, com a liderança do Partido Socialista e de um futuro governo no horizonte.

José Luís Carneiro e Manuel Pizarro partilham assento no conselho de ministros, mas estão longe de pertencer à mesma ala do Partido Socialista. O Ministro da Saúde sucedeu, em 2016, o Ministro da Administração Interna na liderança da distrital do PS no Porto e a relação de forças entre ambos sempre foi mais feita de equilíbrio do que de tensão.

Foi, por isso, com surpresa que este sábado alguns dos colaboradores próximos de Pizarro na campanha às autárquicas de 2013 reagiram à frase que José Luís Carneiro trouxe consigo para anunciar a candidatura à sucessão de António Costa, como secretário-geral do PS.

A explicação poderia estar no criativo. Vitor Tito, empresário do Porto da área da comunicação, responsável pela empresa BBZ, conduziu a campanha de Pizarro em 2013 e surgiu ao lado de Carneiro, no momento em que o socialista de Baião se apresentou, este sábado, em Coimbra. Mas o próprio Vitor Tito recusa qualquer responsabilidade sobre a campanha do Ministro da Administração Interna aos órgãos partidários. “Sou apenas uma amigo e, evidentemente, apoio-o a título pessoal”, respondeu, antes mesmo de lembrar que nada tinha a ver com a estrutura de campanha de Carneiro.

José Luís Carneiro não respondeu às tentativas de contacto do Porto Canal.

+ notícias: Política

Mortágua critica discurso de Costa. "Maioria absoluta acabou e PS não se deu conta"

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, concluiu este sábado, após ouvir o discurso de António Costa, que “a maioria absoluta acabou e o PS não se deu conta”, pedindo aos socialistas menos arrogância e soberba e mais soluções e humildade.

"Padre estagiário" e "comentador de futebol de extrema-direita". Financial Times analisa crescimento do Chega em Portugal

O jornal britânico Financial Times publicou, esta sexta-feira, um artigo sobre o líder do Chega, André Ventura, intitulando-o de “padre estagiário” e “ex-comentador de futebol de extrema direita”.

AD garante que tempo e mérito vão contar para progressão de carreira dos professores

O presidente do PSD assegurou este domingo a um professor e dirigente sindical que, com a Aliança Democrática (AD), tanto o tempo como o mérito contarão para a progressão na carreira, e garantiu que "isso é indiscutível".