TAP reforça no Porto no primeiro semestre

TAP reforça no Porto no primeiro semestre
| Porto
Porto Canal

A TAP reforçou a presença no Aeroporto Francisco Sá Carneiro no primeiro semestre de 2023. Segundo dados da Autoridade Nacional da Aviação Civil, nos primeiros seis meses do ano a transportadora aérea nacional transportou 865.810 passageiros de e para o Porto.

A presença da TAP no principal aeroporto do norte do país vinha em queda desde 2019, último ano antes da pandemia por COVID-19 e da recompra da companhia por parte do Estado Português. A concentração da operação no hub de Lisboa suscitou muitas críticas, mas a retoma à normalidade em 2022 não fez a administração da TAP mudar o rumo da operação.

Entre janeiro e junho do ano passado, a realidade mudou. Segundo dados da ANAC, a companhia transportou 588 mil passageiros de e para o Porto. Face ao período homólogo, a transportadora aérea nacional cresceu mais de 47% no Sá Carneiro.

Também a quota de mercado, face aos principais concorrentes, cresceu, sobretudo no primeiro trimestre. De 10% entre janeiro e março de 2022, a quota de mercado da TAP passou para 14% entre janeiro e março de 2023, valor ainda assim muito aquém da quota da Ryanair (36%) e da Easyjet (17%).

Lucros históricos fecham contas até setembro

A TAP registou lucros recorde de 203,5 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.

As receitas operacionais até setembro chegaram aos 3,2 mil milhões de euros, um “aumento robusto” de 725 milhões (+29,7%) relativamente ao período homólogo de 2022, informou a companhia na divulgação das contas a 24 de outubro.

"O Porto está no radar da TAP como não esteve até agora"

No início de outubro o presidente da TAP afirmou que o Porto teria um papel maior do que tem tido até agora na programação da companhia aérea.

“Não vamos ter novo aeroporto na região de Lisboa nos próximos 10 anos (...) entre 2025 e os próximos 10 anos a nossa margem de crescimento é o Porto". Para o ‘chairman’ e presidente executivo o aeroporto Franciso Sá Carneiro tem sido subvalorizado, estando a partir de agora o Porto "no radar como não esteve até agora”.

+ notícias: Porto

Alojamento é dificuldade cada vez maior para estudantes sem bolsa no Porto

O custo do alojamento continua a ser a maior dificuldade para os estudantes universitários em Lisboa e no Porto, e para as famílias de classe média sem acesso à bolsa, alertam federações académicas.

Na semana em que os combustíveis estão em modo 'sobe' e 'desce', onde é mais barato atestar no Grande Porto?

A próxima semana começa com ligeiras alterações nos preços dos combustíveis.

O tempo no Grande Porto vai mudar? Saiba com o que contar na primeira semana de março

Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, a partir desta segunda-feira, períodos de chuva, céu muito nublado, queda de neve nas terras altas, acima dos 1000/1200 metros e uma pequena subida da temperatura, em particular a mínima no interior Norte.