Rui Moreira lamenta que seja um “complicómetro” construir habitação pública

Rui Moreira lamenta que seja um “complicómetro” construir habitação pública
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Ana Francisca Gomes

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, informou durante a reunião de Assembleia Municipal desta segunda-feira que o projeto de habitação acessível de Lordelo do Ouro está em revisão e que o concurso será lançado “até ao final do ano, o mais tardar até ao fim de janeiro [de 2024]”.

Em agosto de 2020 a autarquia anunciava que tinha recebido “mais de 70 propostas” a propósito de três concursos lançados em abril para um projeto de habitação acessível em Lordelo do Ouro. Este projeto, que previa a construção de cerca de 300 fogos, T2 e T3, destinados ao mercado de arrendamento acessível, contemplava a sua distribuição por cinco blocos de habitação, e corresponde a um investimento aproximado de 46 milhões de euros, assumido integralmente pelo município.

O autarca, questionado pelo deputado eleito pelo PAN Paulo Vieira de Castro, afirmou que vão lançar o concurso para este projeto “depois de termos feito aquilo que é difícil”.

“Não basta haver vontade porque um processo de construção de habitação pública em Portugal não dura menos de seis a sete anos. É verdadeiramente impossível. Não é possível ao Estado, não é possível ao IHRU, não é possível às câmaras. É possível sim construir um museu em Serralves, mas habitação pura e simplesmente não é. Se os senhores querem saber porquê, façam algumas perguntas relativamente ao que tem sido a legislação sucessiva que tem sido lançada e o complicómetro que se fez relativamente a tudo que é obra pública”.

Rui Moreira informou ainda que o concurso para a construção de habitação no Monte Pedral será lançado “até ao final do ano”.

+ notícias: Porto

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.

Operação Natal da Metro do Porto começa a 30 de novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos Aliados ocorrerá a cerimónia de inauguração das luzes e da árvore de natal, seguida do concerto do cantor Fernando Daniel.

Encontrada terceira vítima mortal nos escombros de pensão que ardeu no Porto

Os restos mortais de uma terceira vítima do incêndio que destruiu uma pensão no Porto foram encontrados ao final da noite de sábado, confirmou à Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto.