Ministro da Cultura elogia Moreira e diz que classificação vai "resolver situação do STOP"

| Porto
Porto Canal

Dois dias depois do anúncio da autarquia do Porto em conferir a classificação ao Centro Comercial Stop, o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, diz-se "muito contente que a Câmara Municipal do Porto tenha encontrado um mecanismo para a classificação de âmbito municipal e, com isso, resolver a situação do Stop".

O governante parabeniza "o esforço que Rui Moreira tem feito para encontra alternativas de médio prazo para o Stop" e lembra que tem mantido contacto com o autarca portuense, no decorrer do processo.

Independentemente da decisão do executivo do Porto, Pedro Adão e Silva insiste que "não há enquadramento legal" para considerar o centro comercial como um espaço de interesse cultural.

O Ministro recorda que "aquilo que é a classificação prende-se com o valor patrimonial do edificado" e que "há muitos imóveis da cidade do Porto que estão classificados", mas tal não se aplica, nos trâmites legais, ao nº 329 da Rua do Heroísmo.

Pedro Adão e Silva falava à margem das comemorações do 10º aniversário do Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira.

+ notícias: Porto

Rui Moreira: "Se eu pudesse impedir uma manifestação de extrema-direita, impediria"

O presidente da Câmara Municipal do Porto garantiu este sábado que não tem poder para autorizar ou proibir manifestações, um direito consagrado na Constituição, e desafiou quem o critica a alterar a lei caso considere que esta está mal redigida.

PSP proíbe manifestação pelo direito ao espaço público no Porto

Uma manifestação agendada para este sábado no Porto para reclamar o direito ao espaço público, em que compareceram cerca de 50 crianças, jovens e adultos, foi proibida porque a PSP alegou “conflitos com “liberdade de circulação com demais cidadãos".

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.