Centro Comercial STOP vai ser classificado

Centro Comercial STOP vai ser classificado
| Porto
Porto Canal

Rui Moreira anunciou a intenção de a Câmara do Porto classificar o Centro Comercial STOP. Em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, o autarca portuense garantiu que a intenção da medida de proteção é impedir que o imóvel seja “alvo de uma voragem especulativa imobiliária.”

“Quando chegámos à Câmara do Porto, o STOP estava numa situação ilegal”, começou Moreira por sublinhar a antiguidade do problema. Mas o STOP é um problema “agora”, e o presidente da Câmara garante sentir “em particular” como um problema, por ter a “dupla função de ter o pelouro da Cultura e ser uma pessoa que gosta muito de cultura, que gosta muito de música.”

Apesar de ter um filho que toca no STOP e que é frequentador daquele espaço, o independente recorda que, ao mesmo tempo, é presidente de câmara, tendo por isso "uma responsabilidade civil e criminal da manutenção da lei.” “E se houver ali uma tragédia, sou o responsável”, remata.

Câmara do Porto vai classificar STOP

“Não tendo o Governo sido capaz, ou ter tido condições, para classificar [o imóvel], a Câmara do Porto vai conseguir classificar o STOP.” Em cima da mesa, garante Moreira, não está apenas a classificação do “uso, mas de uma parte do edifício.”

O presidente da autarquia afirma que não será possível a classificação de todo o imóvel, mas a classificação parcial do edifício e do uso, acredita, irá “acabar com um argumento ou com a possibilidade de o STOP ser demolido, sendo transformado num hotel ou seja o que for.” No fundo, que seja "“alvo de uma voragem especulativa imobiliária", como temem os músicos.

Com o processo de classificação, a alteração do tipo de uso do edifício está barrada pela câmara. Também a fachada do edifício situado na Rua do Heroísmo será alvo de classificação municipal, o que impedirá a sua demolição futura.

O processo está concluído pelos serviços municipais e aguarda o parecer da Direção Regional de Cultura do Norte.

Hora da Verdade com Rui Moreira from Público on Vimeo.

 

 

+ notícias: Porto

Roubavam carros no Grande Porto que depois vendiam para peças em oficinas de confiança

O Ministério Público (MP) acusou três arguidos de dezenas de furtos de veículos maioritariamente no distrito do Porto para posteriormente serem desmantelados e vendidos em peças, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).

Politécnico do Porto investe 3 milhões de euros em residência para estudantes em Felgueiras

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) lançou esta quarta-feira um concurso para a construção de uma residência de estudantes, em Felgueiras, no distrito do Porto, segundo publicação em Diário da República.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.