Mau tempo obriga a mudança de planos para o fim-de-semana?

Mau tempo obriga a mudança de planos para o fim-de-semana?
| Norte
Porto Canal

Depois de dias com períodos de chuva intensa e rajadas de vento fortes que originaram quedas de árvores, estradas alagadas e muito trabalho para os elementos da Proteção Civil em Portugal, o que pode esperar para o fim-de-semana?

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) aponta que as condições adversas deixem o Norte do país. No domingo “o Norte está mais protegido em relação às regiões Centro e Sul”, afirma a meteorologista Madalena Rodrigues ao Porto Canal.

“Amanhã para a Região Norte prevê-se ainda alguma precipitação, períodos de céu muito nublado, portanto já algumas abertas. Depois, no dia 22 um céu geralmente muito nublado com ocorrências de períodos de chuva ou aguaceiros, especialmente a partir do final da tarde”, aponta a especialista do IPMA ao Porto Canal.

“O dia com mais precipitação é o domingo a partir do final da tarde e até ao início da manhã de segunda-feira”, esclarece a especialista apontando que a chuva deverá diminuir de intensidade “a partir da manhã” da próxima segunda-feira.

Veja a previsão de precipitação em Portugal para este fim-de-semana:

Imagens captadas através da Windy

Em vigor mantém-se o aviso laranja em todo o litoral norte e centro de Portugal devido à agitação marítima.

De acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso laranja para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria está em vigor até às 21h00 desta sexta-feira, devido a “ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima”.

O aviso prolonga-se depois no nível amarelo até às 6h00 deste sábado por estarem previstas “ondas de noroeste com 4 a 5 metros”.

+ notícias: Norte

Linha ferroviária do Norte cortada após corpo ser encontrado em apeadeiro em Aveiro

A circulação de comboios na Linha do Norte está cortada no sentido Sul-Norte devido à presença de um cadáver na estação de Avanca, no distrito de Aveiro, disse à Lusa fonte da GNR.

Associação contesta posição de Pinto Luz sobre reabertura total da Linha do Douro

A Associação Vale d'Ouro contestou este domingo as declarações do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, que não considerou prioritária a reabertura da Linha do Douro até Barca d'Alva, lamentando o "profundo desconhecimento" sobre aquela ferrovia.

Braga vai transformar antiga escola em centro de acolhimento de migrantes por 1,4 milhões de euros

A empresa municipal de habitação de Braga lançou um concurso público, por 1,4 milhões de euros, para a transformação da antiga escola primária de Celeirós em centro de acolhimento de migrantes, segundo anúncio publicado esta segunda-feira em Diário da República.