Mau tempo obriga a mudança de planos para o fim-de-semana?

Mau tempo obriga a mudança de planos para o fim-de-semana?
| Norte
Porto Canal

Depois de dias com períodos de chuva intensa e rajadas de vento fortes que originaram quedas de árvores, estradas alagadas e muito trabalho para os elementos da Proteção Civil em Portugal, o que pode esperar para o fim-de-semana?

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) aponta que as condições adversas deixem o Norte do país. No domingo “o Norte está mais protegido em relação às regiões Centro e Sul”, afirma a meteorologista Madalena Rodrigues ao Porto Canal.

“Amanhã para a Região Norte prevê-se ainda alguma precipitação, períodos de céu muito nublado, portanto já algumas abertas. Depois, no dia 22 um céu geralmente muito nublado com ocorrências de períodos de chuva ou aguaceiros, especialmente a partir do final da tarde”, aponta a especialista do IPMA ao Porto Canal.

“O dia com mais precipitação é o domingo a partir do final da tarde e até ao início da manhã de segunda-feira”, esclarece a especialista apontando que a chuva deverá diminuir de intensidade “a partir da manhã” da próxima segunda-feira.

Veja a previsão de precipitação em Portugal para este fim-de-semana:

Imagens captadas através da Windy

Em vigor mantém-se o aviso laranja em todo o litoral norte e centro de Portugal devido à agitação marítima.

De acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso laranja para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria está em vigor até às 21h00 desta sexta-feira, devido a “ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima”.

O aviso prolonga-se depois no nível amarelo até às 6h00 deste sábado por estarem previstas “ondas de noroeste com 4 a 5 metros”.

+ notícias: Norte

Na mira da justiça. MP investiga alegado caso de corrupção envolvendo ex-autarca de Ovar

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito relacionado com um caso de alegada corrupção envolvendo o ex-presidente da Câmara de Ovar Salvador Malheiro, que confirmou ter apresentado esta terça-feira no tribunal local uma queixa-crime contra o autor da denúncia.

O que pensam os portuenses de um país chamado Galécia? 

As eleições regionais da Galiza deste domingo colocaram pela primeira vez a hipótese de o Bloque Nacionalista Galego ascender ao poder, com a intenção de fazer ressurgir o debate do independentismo galego. A irmandade Norte de Portugal Galiza é histórica e a criação de uma nação conjunta foi defendida por muitos no passado. Agora, há quem queira recuperar a ideia.

Homem sofre ferimentos graves depois de cair em rochas do Porto de Aveiro

Um homem, de 55 anos, sofreu esta terça-feira ferimentos graves depois de cair no molhe sul do Porto de Aveiro, incidente que obrigou ao resgate da vítima nas rochas, adiantou à Lusa fonte da Autoridade Marítima Nacional (AMN).