Proposta do OE2024 já foi entregue ao Parlamento

Proposta do OE2024 já foi entregue ao Parlamento
| Política
Porto Canal

O ministro das Finanças, Fernando Medina, já entregou a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) a Augusto Santos Silva, na Assembleia da República.

Ao início da tarde desta terça-feira, pelas 15 horas, Fernando Medina apresenta, em conferência de imprensa, a proposta de OE2024.

A proposta do OE2024 foi aprovada em Conselho de Ministros extraordinário, no passado sábado, depois de o Governo ter apresentado as linhas gerais do documento aos partidos e de ter assinado com os parceiros sociais um reforço do acordo de melhoria dos rendimentos.

A proposta será discutida e votada na generalidade nos dias 30 e 31 de outubro, estando a votação final global agendada para 29 de novembro.

+ notícias: Política

Presidente da República apela a solidariedade institucional que garanta estabilidade em 2025

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou para a necessidade de solidariedade institucional e cooperação estratégica em 2025, que garanta que o país tem estabilidade e previsibilidade.

As reações dos partidos à mensagem de Ano Novo do Presidente da República

Após a tradicional mensagem de Ano Novo do presidente da Presidente da República, os partidos com assento parlamentar reagiram às palavras de Marcelo Rebelo de Sousa. O PSD assinala “especial sintonia” entre mensagens de PR e PM, o PS partilha das preocupações de Marcelo mas não confia no Governo para as resolver. Já o Chega queria ter ouvido falar de saúde e insegurança, o Iniciativa Liberal critica "grande ausência" da reforma do Estado, o Bloco de Esquerda estranha que PR esqueça saúde e educação públicas, habitação e “genocídio” em Gaza. Já o PCP diz que é preciso "paz e cooperação", o Livre classifica a mensagem como "muito derrotista", o PAN espera que Montenegro dê ouvidos a "recados" de PR e o CDS diz que é fundamental haver triunfo do bom senso.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.