INE confirma taxa de inflação nos 3,6% em setembro

INE confirma taxa de inflação nos 3,6% em setembro
Foto: Lusa
| Economia
Porto Canal/Agências

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 3,6% em setembro, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais à de agosto, divulgou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE confirma, assim, a estimativa que tinha feito no fim de setembro.

Quanto ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos), esse foi de 4,1% em setembro (face a 4,5% em agosto).

A variação do índice relativo aos produtos energéticos foi de -4,1% (-6,5% em agosto) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados desacelerou para 6,0% (6,4% em agosto).

Comparando setembro com agosto, a variação do IPC foi de 1,1% (0,3% em agosto e 1,2% em setembro de 2022), sendo que a variação média nos últimos 12 meses foi de 6,3% (6,8% em agosto).

+ notícias: Economia

“Veio para ficar”. Restaurantes já não abrem mão das aplicações de entregas

Os confinamentos, durante a pandemia de covid-19, vieram mudar os hábitos dos portugueses, no que respeita aos pedidos de entregas em casa. Os estafetas passaram a ter um papel muito diferente no dia-a-dia, não só dos consumidores, como dos próprios estabelecimentos parceiros. Uma tendência que, ao contrário do que se esperava, cresceu e parece estar a criar raízes.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.