Galp diz que não há "proposta credível". Gestores ingleses "muito confiantes" no negócio

| Norte
Inês Durães

Simpatrans já entregou oferta à Galp no valor de 300 milhões de dólares. O objetivo é criar uma linha de biodiesel e contratar os antigos trabalhadores de refinaria de Matosinhos. A Galp garante não ter recebido nenhuma "proposta credível", mas o gestor do grupo inglês diz que os envolvidos estão "muito confiantes" no negócio.

O rumo da antiga refinaria de Matosinhos poderá ser diferente do previsto.

A empresa Simpatrans, sediada no Reino Unido, quer comprar a antiga refinaria da Galp por 300 milhões de dólares, um valor que, como explica um dos responsáveis, Stefan Iliescu, já inclui o investimento necessário para “abrir uma linha de biodiesel, aumentar a capacidade de armazenamento e trazer tecnologia para a secção de poluição”. Admite ainda que o principal ponto de interesse é a experiência dos trabalhadores. “Queremos contratar todos os antigos trabalhadores, porque eles conhecem muito bem que processos eram realizados lá e como as coisas são”, explica em entrevista ao Porto Canal.

A Comissão de Trabalhadores da Petrogal já foi contactada pela empresa inglesa. O presidente, Hélder Guerreiro, diz que o interesse da Simpatrans mostra que o encerramento foi um erro e que “a refinaria do Porto tem futuro e devia ser reativada”.

"A Galp não comenta propostas comerciais, mas pode adiantar que não recebeu qualquer proposta credível relativamente à Refinaria de Matosinhos", afirma a Galp em comunicado, ao qual o Porto Canal teve acesso.

Face a estas declarações, o gestor da Simpatrans garante que a oferta já foi oficializada, embora ainda não haja resposta.

No mesmo comunicado, a Galp lembra que já há um projeto para os terrenos da refinaria, em conjunto com o município de Matosinhos e com o governo português. Questionado sobre se a oferta de compra é suficiente para fazer a Galp desistir do projeto, Stefan Iliescu não tem dúvidas – “é mais do que suficiente, porque eles querem destruir a refinaria, o que é perder dinheiro e não ganhar dinheiro”. Assegura ainda que os envolvidos na proposta estão “muito confiantes”.

Contactada pelo Porto Canal, a Câmara Municipal de Matosinhos preferiu não comentar o caso.

+ notícias: Norte

Cidade de Guimarães eleita Capital Verde Europeia 2026

Guimarães foi eleita Capital Verde Europeia 2026, a segunda cidade portuguesa a obter o título, depois de Lisboa (2020), “reconhecendo o compromisso contínuo” deste município do distrito de Braga com a sustentabilidade ambiental.

Siderúrgica Megasa na Maia suspende atividade devido a aumento de preço da energia

A Megasa-Siderurgia Nacional voltou esta terça-feira a parar a produção nas fábricas do Seixal e da Maia, devido à “duplicação do preço de mercado da energia”, antecipando que a situação se repita na quarta-feira e quinta-feira, segundo um comunicado.

Plenário e greve condicionam novamente rede Unir sobretudo em Gaia e Espinho

Um plenário de trabalhadores da Auto-Viação Feirense, na quinta-feira, e uma greve, na próxima segunda-feira, vão condicionar novamente o serviço da rede Unir, sobretudo em Gaia e Espinho, após a paralisação de há um mês.