Autarquia do Porto quer expropriar terrenos para obra em ilhas da Lomba

Foto: Miguel Nogueira|Porto.
| Porto
Porto Canal

A autarquia do Porto já comprou a maioria das casas nas ilhas da Lomba, no Bonfim, mas falta ainda acordo para algumas parcelas. De acordo com a informação avançada pelo Jornal de Notícias, o município do Porto vai levar à reunião de Executivo, na próxima segunda-feira, uma proposta para declarar a expropriação daquela zona “de utilidade pública, com carácter de urgência”.

No total faltam ainda adquirir seis habitações e três parcelas de terreno nas ilhas da Lomba e, tal como escreve o Jornal de Notícias, sem elas será impossível avançar com a “prometida” obra de requalificação do complexo e das 63 casas entre a Rua do Lourenço, a Travessa da Lomba e a Rua de Vera Cruz.

Relativamente ao realojamento das famílias que vivem na ilha da Lomba, cerca de 39 famílias, esse “está a ser tratado”.

Ao longo das obras, 26 famílias vão ficar em casas da Domus Social e as restantes 13 famílias vão ser realojadas em habitações arrendadas pela Câmara.

Fruto de um investimento de cerca de 7,7 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência, o projeto deverá estar concluído em junho de 2026, estimando-se que também nesse mês sejam entregues as novas habitações aos atuais 46 moradores, que, enquanto a obra decorre, serão realojados no parque habitacional do município.

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Retomadas buscas por desaparecidos no incêndio em pensão no Porto 

O Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto (RSB) e a Polícia Municipal estão a efetuar buscas para encontrar desaparecidos na sequência do incêndio que deflagrou na quarta-feira numa pensão no centro histórico do Porto, indicaram várias fontes esta sexta-feira.

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café do Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.