FC Porto e FC Barcelona. Culés só jogaram duas vezes no Dragão em duelos amigáveis

FC Porto e FC Barcelona. Culés só jogaram duas vezes no Dragão em duelos amigáveis
| Desporto
Maria Leonor Coelho

O FC Porto vai receber o FC Barcelona esta quarta-feira, pelas 20h, num encontro a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Este duelo passa a assinalar o primeiro encontro não amigável disputado entre as duas equipas, no Estádio do Dragão.

No entanto, os Culés já haviam pisado o relvado portista por duas vezes. A equipa catalã foi, inclusive, a primeira a jogar no Estádio do Dragão.

Em 2003, como prova da amizade entre os dois clubes, Pinto da Costa convidou o Barça para o duelo inaugural.

O encontro do dia 16 de novembro acabaria por ficar para a história, já que assinalou a estreia de Lionel Messi – o melhor atleta da história dos blaugranas e uma das figuras mais icónicas da história do futebol.

Porto CanalLionel Messi, sete vezes Bola de Ouro, estreou-se pelo FC Barcelona na inauguração do Estádio do Dragão, em 2003

As bancadas encheram para o jogo de inauguração, do qual os azuis e brancos saíram vitoriosos. O FC Porto, então orientado por José Mourinho, venceu o Barça, de Frank Rijkaard, por duas bolas a zero, com golos de Derlei (grande penalidade) e Hugo Almeida.

No verão de 2014, os Culés regressaram à Invicta para o jogo de despedida de Deco, o “mágico” que brilhou com os dois emblemas ao peito.

O duelo colocou frente a frente a equipa do FC Porto de 2004 e a equipa do FC Barcelona de 2006. O médio que “fintava com os dois pés” vestiu as duas camisolas nesta partida, à semelhança de Vítor Baía, o mítico 99.

Do "onze" inicial do FC Porto na final da Liga dos Campeões de 2004, em Gelsenkirchen, só esteve ausente Carlos Alberto.

Para além dos campeões europeus, Sérgio Conceição, Alenichev, Jorge Andrade, Jankauskas, Mário Silva, Ricardo Fernandes, Bruno Vale, Ricardo Carvalho, Rubens Júnior, Bruno Moraes e Secretário jogaram com a camisola azul e branca.

Pelos catalães atuaram Jorquera, Belletti, Oleguer, van Bronckhorst, Sylvinho, van Bommel, Gerard, Davids, Giuly, Gudjohnsen, Ezquerro, Luizão, Djalminha, Vítor Baía, Deco, Eto'o e Messi.

Nesse dia, Pinto da Costa aproveitou a presença do argentino para lhe oferecer uma maquete do Estádio onde se estreou como jogador profissional, em 2003.

Porto CanalJorge Nuno Pinto da Costa e Lionel Messi, as maiores figuras da história dos dois clubes

O encontro terminou empatado por 4-4, com golos de Derlei (3’), McCarthy (15’), Eto'o (54’ e 66’), Deco (56’ e 90’), Jankauskas (61’) e Messi (80’).

O ex-futebolista ficou emocionado com a presença de cerca de 50 mil pessoas na sua despedida dos relvados. "Foi fantástico o momento em que saí do túnel. Estou imensamente feliz. Fiz dois golos e ainda por cima o segundo foi o bonito, pois já tinha saído do jogo, mas regressei 10 minutos porque queria acabar com camisola do Porto vestida", confessou à data.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A primeira partida oficial no Dragão entre o FC Porto e o Barça joga-se esta quarta-feira. Já não há bilhetes disponíveis para o duelo entre os dois tubarões do grupo H da Liga dos Campeões.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Definido o emparelhamento da Taça da Liga 2024/25

O FC Porto receberá o Moreirense nos quartos de final marcados para outubro.

João Ricardo Pateiro. 27 anos a dar voz aos golos do FC Porto

O FC Porto, pela mão do vice-presidente Tiago Madureira, ofereceu uma lembrança em reconhecimento do profissionalismo a contar a história do clube.

FC Porto: Pepê convocado para a Copa América

Extremo junta-se a Wendell e Evanilson e faz do FC Porto o clube mais representado na lista do Brasil, a par do Real Madrid.