FC Porto e FC Barcelona. Culés só jogaram duas vezes no Dragão em duelos amigáveis

FC Porto e FC Barcelona. Culés só jogaram duas vezes no Dragão em duelos amigáveis
| Desporto
Maria Leonor Coelho

O FC Porto vai receber o FC Barcelona esta quarta-feira, pelas 20h, num encontro a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Este duelo passa a assinalar o primeiro encontro não amigável disputado entre as duas equipas, no Estádio do Dragão.

No entanto, os Culés já haviam pisado o relvado portista por duas vezes. A equipa catalã foi, inclusive, a primeira a jogar no Estádio do Dragão.

Em 2003, como prova da amizade entre os dois clubes, Pinto da Costa convidou o Barça para o duelo inaugural.

O encontro do dia 16 de novembro acabaria por ficar para a história, já que assinalou a estreia de Lionel Messi – o melhor atleta da história dos blaugranas e uma das figuras mais icónicas da história do futebol.

Porto CanalLionel Messi, sete vezes Bola de Ouro, estreou-se pelo FC Barcelona na inauguração do Estádio do Dragão, em 2003

As bancadas encheram para o jogo de inauguração, do qual os azuis e brancos saíram vitoriosos. O FC Porto, então orientado por José Mourinho, venceu o Barça, de Frank Rijkaard, por duas bolas a zero, com golos de Derlei (grande penalidade) e Hugo Almeida.

No verão de 2014, os Culés regressaram à Invicta para o jogo de despedida de Deco, o “mágico” que brilhou com os dois emblemas ao peito.

O duelo colocou frente a frente a equipa do FC Porto de 2004 e a equipa do FC Barcelona de 2006. O médio que “fintava com os dois pés” vestiu as duas camisolas nesta partida, à semelhança de Vítor Baía, o mítico 99.

Do "onze" inicial do FC Porto na final da Liga dos Campeões de 2004, em Gelsenkirchen, só esteve ausente Carlos Alberto.

Para além dos campeões europeus, Sérgio Conceição, Alenichev, Jorge Andrade, Jankauskas, Mário Silva, Ricardo Fernandes, Bruno Vale, Ricardo Carvalho, Rubens Júnior, Bruno Moraes e Secretário jogaram com a camisola azul e branca.

Pelos catalães atuaram Jorquera, Belletti, Oleguer, van Bronckhorst, Sylvinho, van Bommel, Gerard, Davids, Giuly, Gudjohnsen, Ezquerro, Luizão, Djalminha, Vítor Baía, Deco, Eto'o e Messi.

Nesse dia, Pinto da Costa aproveitou a presença do argentino para lhe oferecer uma maquete do Estádio onde se estreou como jogador profissional, em 2003.

Porto CanalJorge Nuno Pinto da Costa e Lionel Messi, as maiores figuras da história dos dois clubes

O encontro terminou empatado por 4-4, com golos de Derlei (3’), McCarthy (15’), Eto'o (54’ e 66’), Deco (56’ e 90’), Jankauskas (61’) e Messi (80’).

O ex-futebolista ficou emocionado com a presença de cerca de 50 mil pessoas na sua despedida dos relvados. "Foi fantástico o momento em que saí do túnel. Estou imensamente feliz. Fiz dois golos e ainda por cima o segundo foi o bonito, pois já tinha saído do jogo, mas regressei 10 minutos porque queria acabar com camisola do Porto vestida", confessou à data.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A primeira partida oficial no Dragão entre o FC Porto e o Barça joga-se esta quarta-feira. Já não há bilhetes disponíveis para o duelo entre os dois tubarões do grupo H da Liga dos Campeões.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Clube): O 25 de Abril na história do FC Porto

O 25 de Abril de 1974 não foi só o dia em que voltou a haver liberdade em Portugal, foi também o dia em que se lançaram as bases para a revolução no futebol português que acabou com a hegemonia dos clubes da capital e que veio a consagrar o FC Porto como o campeão da democracia.

Martín Anselmi: “A equipa está preparada e com muita vontade”

A 31.ª jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio José Gomes, na Reboleira, para um duelo com o Estrela da Amadora (sábado, 20h30, Sport TV). Perante um adversário “com pouca margem de erro” e num “campo complicado”, Martín Anselmi quer que os Dragões se mantenham fiéis a si próprios e que não percam a “essência”. “Cá dentro sabemos a culpa que temos de assumir e percebemos o que temos de fazer, o resto é ruído. O plantel preparou-se bem para ganhar este jogo”, acrescentou o treinador argentino. À entrada para esta ronda, o FC Porto é quarto classificado, com 62 pontos, menos dez do que Sporting e Benfica, enquanto o Estrela da Amadora segue na 15.ª posição, com 26.

FC Porto (Sub-19): Azuis e Brancos derrotados em Viseu. Crónica de jogo

A equipa de Sub-19 do FC Porto perdeu nesta sexta-feira em casa do Académico de Viseu, por 2-1, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A. Leonardo Fajardo (90m+5) apontou o golo dos Dragões, que mantêm assim os 20 pontos somados até aqui, menos dois do que o líder Benfica, que tem menos um encontro disputado.