Valor de venda da TAP representa um terço do dinheiro injetado pelos contribuintes

Valor de venda da TAP representa um terço do dinheiro injetado pelos contribuintes
Porto Canal|Pedro Benjamim
| País
Porto Canal

A avaliação preliminar atribuiu à TAP um valor “ligeiramente acima” dos mil milhões de euros, o que representa cerca de um terço dos 3,2 mil milhões de euros que os contribuintes foram injetando desde 2000 no plano de reestruturação da empresa, noticia o Correio da Manhã (CM) este sábado.

De acordo com o CM, o Governo pretende, ao longo do processo de privatização, recuperar o máximo possível dinheiro injetado na companhia aérea independentemente das avaliações finais que forem atribuídas à TAP.

Tal como já tinha anunciado o primeiro-ministro, António Costa, as avaliações finais serão conhecidas já na próxima semana.

No entanto, o CM explica que o valor atribuído à TAP não quer dizer que a companhia aérea seja vendida por este valor. “No processo de privatização, o preço final de venda da TAP vai depender do número de concorrentes e do seu interesse real em comprar a companhia aérea, do controlo acionista da empresa, dos ganhos de escala que gerará nas operações do grupo comprador, e do valor potencial futuro da companhia aérea portuguesa”.

De relembrar que a companhia está a ser avaliada no âmbito do processo de privatização, depois de o Estado ter injetado 3,2 mil milhões de euros na sua reestruturação após a crise provocada pela pandemia Covid-19.

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

Trabalhadores do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social em greve por valorização da carreira

Os trabalhadores do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) estão esta quarta-feira em greve, reclamando a integração de todos os funcionários no sistema de recompensa do desempenho daquele organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".