ERC ainda a analisar declarações de Carlos Xavier sobre Taremi
Porto Canal
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) informou, esta terça-feira, que os comentários proferidos por Carlos Xavier sobre Mehdi Taremi, após o encontro entre o FC Porto-Arouca, estão "em fase de apreciação pelos serviços da ERC".
O organismo acrescenta ao Porto Canal que "quando houver uma decisão a respeito desta matéria, a ERC procederá como habitualmente à sua divulgação pública no seu sítio eletrónico".
A posição surge na sequência da polémica em torno de Carlos Xavier, antigo capitão leonino, e atual comentador da Sporting TV.
Recorde-se que o responsável, afeto aos 'leões', criticou Mehdi Taremi, referindo-se ao jogador dos 'Dragões' como "o muçulmano, que quando veio para Portugal não sabia nadar e até já sabe mergulhar, isso é impressionante”.
Oh @SportingCP podemos ter toda a razão do mundo mas isto não é forma de falar na televisão do nosso clube, nem noutro local.
— Bancada de Leão🦁 (@bancadadeleao) September 8, 2023
Que vergonha! 🤬#SportingCP pic.twitter.com/dgRn25uKyl
Federação Iraniana condenou polémicas declarações
A Federação iraniana de futebol já reagiu e condenou como “observações racistas” as palavras do elemento sportinguista. Também o FC Porto acusa o emblema rival de permitir um "discurso xenófobo" no canal oficial.
As declarações foram proferidas pelo antigo atleta num espaço de comentário da Sporting TV em que era analisado um comunicado da Sporting SAD “em nome da urgência de ação necessária para a recuperação da imagem do futebol português”.
O episódio também já mereceu a análise de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto. O líder máximo dos 'Dragões' salientou que é inaceitável "que uma televisão permite isto", acrescentando que "não sei se o SOS Racismo vai protestar. Se calhar, se o Taremi tivesse dado um beijo a uma mulher era um escândalo. Esse é o grande cancro do futebol".
"O único canal que não tem um programa assim é a SIC e parece que está no topo das audiências. Se calhar, as pessoas já perderam a paciência para tantas asneiras", acrescentou Pinto da Costa.