FC Porto: Francisco Conceição de volta a casa

FC Porto: Francisco Conceição de volta a casa
| Desporto
Porto Canal

De Amesterdão para o Dragão. Francisco Conceição está de regresso ao FC Porto por empréstimo do Ajax e vai vestir a camisola 10 que foi sua em 2021/22. O extremo de 20 anos é o sexto reforço dos azuis e brancos neste defeso após os ingressos de Fran Navarro, Nico González, Alan Varela, Jorge Sánchez e Iván Jaime.

Nasceu na cidade dos estudantes, mas cedo se mudou para Alcochete para lá expressar o futebol que lhe corria no sangue. Em 2017, com apenas 15 anos, rumou ao Olival e logo deu nas vistas devido à capacidade técnica acima da média. Depois de marcar 15 golos pelos Sub-17 em 2018/19, estreou-se nos Sub-19 na época seguinte, escalão ao serviço do qual cumpriu 22 jogos entre campeonato e Youth League.

O talento para ultrapassar adversários e levar a equipa para a frente impressionava e, por isso, a trajetória ascendente levou-o à estreia como sénior pelo FC Porto B, logo a titular, frente ao Varzim, a 13 de setembro, poucas semanas depois de ter assinado o primeiro contrato profissional. Menos de quatro meses volvidos, foi chamado por Sérgio Conceição para o clássico diante do Benfica na 14.ª jornada e, a 15 de fevereiro desse ano, teve a primeira oportunidade no Dragão. O FC Porto perdia por 1-0 no dérbi da Invicta e o estreante, com apenas 19 anos, entrou para mexer com o jogo. Surpreendeu os adversários, conquistou uma grande penalidade e foi determinante num golo de Evanilson que acabaria por ser anulado. A celebração com o pai e treinador ficou para sempre no coração dos portistas.

O sonho estava bem vivo para Francisco, que quatro dias depois debutou na Liga dos Campeões e logo de seguida recebeu o prémio MVP da Liga na Madeira, após uma difícil vitória frente ao Marítimo. De pedra e cal no plantel principal, recebeu as merecidas distinções nacionais e internacionais: esteve entre os nomeados para Golden Boy e venceu o Dragão de Ouro para Atleta Revelação do ano.

Com a nova temporada veio um novo número: o “pesado” 10 nas costas. Durante a temporada em que envergou essa camisola, marcou o primeiro golo pelo clube, frente ao Feirense, e foi protagonista de um dos triunfos mais importantes de 2021/22: à 17.ª jornada, no Estoril, os Dragões tinham saído a perder por 2-0 para o intervalo e, já depois de Taremi e Luis Díaz empatarem a partida, Francisco Conceição saltou do banco na Amoreira aos 87 minutos para completar a reviravolta aos 89 e colocar milhares de portistas em ebulição. O FC Porto era líder isolado, estatuto que não viria a deixar escapar até levantar o troféu.

Ao cabo de 50 jogos, três golos, cinco assistências, uma Liga e uma Taça de Portugal conquistadas e mais uma nomeação para Golden Boy, o jovem internacional português, que esteve em dois Europeus sub-21, trocou o país natal pelos Países Baixos e o FC Porto pelo Ajax. A primeira experiência fora de portas durou 35 jogos (entre equipa A e B), nos quais apontou seis golos – dois deles foram eleitos os melhores do mês em novembro e abril – e concedeu três assistências. Agora, “Chico” faz o caminho de volta a casa e está de regresso ao clube do coração.

+ notícias: Desporto

Portuense bate tenista do 'top-10' mundial na Taça Davis

O tenista portuense Henrique Rocha, 159.º jogador mundial, venceu, esta sexta-feira, sensacionalmente o norueguês Casper Ruud, nono, por 2-0 e igualou (1-1) a eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis em ténis, a decorrer em Oslo.

FC Porto: Últimos bilhetes para a receção ao Farense

O sol vai voltar a ver tudo e as tardes de bola estão de regresso ao Estádio do Dragão, palco do embate entre FC Porto e Farense relativo à quinta jornada da Liga Portugal. Os portistas já não subiam ao relvado tão cedo desde a antevéspera do Natal de 2018, quando venceram o Rio Ave por 2-1, e prevê-se mais uma casa cheia no anfiteatro azul e branco. Nesta altura, restam apenas 2.000 bilhetes.

José Pedro Pereira da Costa: “Lutamos em patamares desiguais na Europa”

Acompanhado pelos homólogos de Benfica, Sporting e SC Braga no Thinking Football Summit, José Pedro Pereira da Costa abordou, na manhã deste sábado, as consequências dos custos de contexto para o futebol português, uma parte da “desvantagem estrutural” face aos restantes países da Europa.