Câmara de Matosinhos confirma cedência de terrenos junto à Petrogal para a Cidade da Inovação 

| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Matosinhos vai começar a construir o polo da Universidade do Porto em terrenos doados pela Petrogal fora da refinaria encerrada em 2021, e não no interior daquela como previsto, para usar os fundos da transição justa.

A aceitação de doação de duas parcelas de terreno, propriedade da Petrogal e onde vai arrancar a construção daquele polo, foi hoje aprovada por unanimidade em reunião pública do executivo municipal.

Durante a discussão do assunto, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, vincou que a construção arrancará naqueles terrenos, contíguos à refinaria, mas depois estender-se-á a outras parcelas, essas já no interior da antiga refinaria e igualmente cedidas pela Petrogal.

Inicialmente, o plano era arrancar com a construção do polo em terrenos da antiga refinaria, algo que se tornou inexequível devido a regras de segurança levantadas pela Proteção Civil, sublinhou.

Dessa forma, acrescentou, a obra arrancará em terrenos contíguos à antiga refinaria para que os 60 milhões de euros do Fundo para uma Transição Justa possam ser usados.

“O objetivo é cumprir os prazos do Fundo para uma Transição Justa e garantir que o projeto avança sendo que, para isso, o terreno para a sua instalação tem de estar disponível no imediato”, afirmou Luísa Salgueiro.

E adiu: “Não podemos falhar, temos 60 milhões de euros para gastar”.

As parcelas, num valor total de 368.260,00 euros, já haviam sido doadas à câmara em 1997 para a construção de um posto de segurança (PSP ou GNR) ficando, agora, sem efeito essa vinculação.

Em termos de áreas, as parcelas daquele terreno têm 3.880,25 e 392,61 metros quadrados.

Apesar de votar favoravelmente esta proposta, o vereador da CDU, José Pedro Rodrigues, considerou que a Petrogal “não é um parceiro fiável”, lembrando que a empresa “tem obrigações para com Matosinhos”.

Falando numa alteração “séria e grave” quanto às obrigações da Petrogal, o comunista mostrou-se preocupado com uma possível alteração das regras e do Plano Diretor Municipal (PDM) para “servir os interesses da Petrogal em prejuízo do município”.

Já o vereador do PSD Bruno Pereira recordou que parte das parcelas de terrenos doados já eram públicas, dado terem rotundas, estradas e passeios.

Além disso, o social-democrata defendeu que a verba do fundo deveria ser utilizada na construção do polo no interior da área da refinaria.

Por seu lado, o vereador independente António Parada apelidou este processo de uma “trapalhada” e que de “transição tem pouco”.

Na sua opinião, o município deveria ter acautelado se os terrenos cedidos pela Petrogal para o uso do fundo cumpriam os requisitos necessários.

O encerramento da refinaria foi comunicado pela Galp em dezembro de 2020 e concretizado no ano seguinte, num processo muito criticado pelas estruturas sindicais.

A Câmara Municipal de Matosinhos constituiu um Comité Científico e um Conselho Consultivo sobre a Reconversão da Refinaria, e em fevereiro de 2022, a Galp, a autarquia e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) adiantaram que a antiga refinaria daria lugar a uma cidade da inovação ligada às "energias do futuro".

Já este ano foi anunciada a instalação de um Centro Internacional de Biotecnologia Azul no local, que contará ainda com a colaboração da Fundação Oceano Azul.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.