Relatório do LNEC garante que obras do metro agravaram impacto das cheias no Porto

Relatório do LNEC garante que obras do metro agravaram impacto das cheias no Porto
| Porto
Porto Canal

O relatório pedido pela Metro do Porto ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) conclui que os trabalhos de alteração da rede de drenagem e as características do estaleiro da empreitada foram fatores decisivos para o impacto das cheias de janeiro, na cidade do Porto. 

O documento explica que, mesmo sem as obras da metro, as inundações iriam acontecer, mas avança que o impacto no eixo das ruas Mouzinho da Silveira e das Flores foi maior por conta da empreitada em curso. 

Segundo o relatório, a que o jornal Público teve acesso, as alterações à rede de drenagem e à superfície urbana alteraram as condições de escoamento. 

A 7 de janeiro de 2023, a elevada precipitação provocou cheias de grande dimensão na cidade do Porto. 

Na altura, a Metro do Porto afastava a ideia de que as obras para a construção da nova linha rosa estivessem relacionadas com a subida das águas. 

A chuva inundou vários estabelecimentos na zona adjacente à Estação de São Bento e destriu várias casas no Bairro das Fontaínhas.

+ notícias: Porto

Plataforma elevatória já retira destroços no edifício que ardeu no centro do Porto

Os destroços provenientes do incêndio que destruiu uma pensão no centro do Porto já foram todos removidos da via pública, informou fonte da autarquia. No local, as equipas preparam-se para arrancar com os trabalhos de retirada dos destroços.

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Arranca o Porto/Post/Doc que conta com um documentário sobre centro comercial Stop

O festival Porto/Post/Doc inicia esta sexta-feira a 11.ª edição e até 30 de novembro vai questionar que futuro tem a Europa e os seus valores fundamentais, contando com um programa intitulado “O Movimento dos Povos”, que se prolonga até 2026.