Relatório do LNEC garante que obras do metro agravaram impacto das cheias no Porto
Porto Canal
O relatório pedido pela Metro do Porto ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) conclui que os trabalhos de alteração da rede de drenagem e as características do estaleiro da empreitada foram fatores decisivos para o impacto das cheias de janeiro, na cidade do Porto.
O documento explica que, mesmo sem as obras da metro, as inundações iriam acontecer, mas avança que o impacto no eixo das ruas Mouzinho da Silveira e das Flores foi maior por conta da empreitada em curso.
Segundo o relatório, a que o jornal Público teve acesso, as alterações à rede de drenagem e à superfície urbana alteraram as condições de escoamento.
A 7 de janeiro de 2023, a elevada precipitação provocou cheias de grande dimensão na cidade do Porto.
Na altura, a Metro do Porto afastava a ideia de que as obras para a construção da nova linha rosa estivessem relacionadas com a subida das águas.
A chuva inundou vários estabelecimentos na zona adjacente à Estação de São Bento e destriu várias casas no Bairro das Fontaínhas.