Relatório do LNEC garante que obras do metro agravaram impacto das cheias no Porto

Relatório do LNEC garante que obras do metro agravaram impacto das cheias no Porto
| Porto
Porto Canal

O relatório pedido pela Metro do Porto ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) conclui que os trabalhos de alteração da rede de drenagem e as características do estaleiro da empreitada foram fatores decisivos para o impacto das cheias de janeiro, na cidade do Porto. 

O documento explica que, mesmo sem as obras da metro, as inundações iriam acontecer, mas avança que o impacto no eixo das ruas Mouzinho da Silveira e das Flores foi maior por conta da empreitada em curso. 

Segundo o relatório, a que o jornal Público teve acesso, as alterações à rede de drenagem e à superfície urbana alteraram as condições de escoamento. 

A 7 de janeiro de 2023, a elevada precipitação provocou cheias de grande dimensão na cidade do Porto. 

Na altura, a Metro do Porto afastava a ideia de que as obras para a construção da nova linha rosa estivessem relacionadas com a subida das águas. 

A chuva inundou vários estabelecimentos na zona adjacente à Estação de São Bento e destriu várias casas no Bairro das Fontaínhas.

+ notícias: Porto

Avenida Gustavo Eiffel cortada e 31 ocorrências na cidade do Porto devido ao mau tempo

A avenida Gustavo Eiffel, na zona ribeirinha do Porto, foi encerrada ao trânsito, este sábado, em consequência das chuvas intensas que se têm sentido na cidade e que já originaram 31 ocorrências, informou a autarquia portuense.

Incêndio em prédio na zona da Foz deixa quatro desalojados

Um incêndio habitacional na rua de Diu, no Porto, que deflagrou na sexta-feira à noite, deixou quatro pessoas desalojadas, duas crianças, um idoso e um homem, confirmou fonte dos Sapadores do Porto ao Porto Canal. O apartamento ficou sem condições de habitabilidade.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.