Costa anuncia reforço de 30% do valor das bolsas de estudo universitárias

Costa anuncia reforço de 30% do valor das bolsas de estudo universitárias
| País
Porto Canal / Agências

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou este sábado um aumento de 30% do valor das bolsas de estudo para o ensino superior e destacou que as universidades portuguesas estão abertas para os jovens dos países da CPLP.

Em declarações aos jornalistas à chegada a São Tomé e Príncipe, onde vai participar no domingo na cimeira da Comunidade dos Países de Língua portuguesa (CPLP), o chefe do executivo salientou a importância do tema desta reunião - "Juventude e Sustentabilidade" -, considerando ser um sinal de grande aposta da CPLP no futuro".

"Este tema escolhido por São Tomé é muitíssimo importante, de grande relevância, e iremos corresponder da melhor forma, designadamente com o grande investimento que iremos fazer no aumento das bolsas de estudo quer para licenciaturas, quer para mestrados, quer para doutoramentos nas universidades portuguesas", afirmou, destacando que as instituições de ensino superior estão "abertas a todos os países, e naturalmente aos jovens da CPLP".

António Costa especificou que está previsto "o aumento das bolsas, que vão duplicar", além de "um novo programa de bolsas de doutoramento" e "um aumento significativo, de 30% do valor das bolsas, tendo em conta que os valores estavam muito depreciados e a inflação tem atingido todos".

O primeiro-ministro defendeu também que, num momento em que o mundo está "tão turbulento", em que existem "grandes ameaças à paz, à liberdade, à democracia, aos direitos humanos, mas também, por outro lado, grandes desafios à escala global, como as alterações climáticas, cada vez mais entidades como a CPLP são importantes".

O líder do executivo destacou que os países são unidos pela língua portuguesa mas os países que a compõem integram também outras organizações e considerou que esta "grande característica" permite que a CPLP tenha "uma voz também em diferentes outras organizações regionais".

"E num mundo onde é preciso tanto todos falarem, uma entidade como a CPLP é mais importante do que nunca", defendeu António Costa.

O primeiro-ministro chegou a São Tomé e Príncipe ao final da tarde, poucos minutos depois do Presidente da República, tendo viajado no Falcon da Força Aérea.

Hoje à noite, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa participam num jantar oferecido pelo Presidente da República de São Tomé e Príncipe aos chefes de Estado e de Governo que vão estar presentes na cimeira da CPLP.

A CPLP -- organização que integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste - realiza a 14.ª conferência de chefes de Estado e de Governo, em São Tomé e Príncipe, no domingo, sob o lema "Juventude e Sustentabilidade".

+ notícias: País

Custos do aeroporto de Lisboa para pessoas e cidade chegam a 12 mil milhões em 10 anos, frisa Zero

A associação ambientalista Zero alertou que os custos do aeroporto de Lisboa desde 2015, para a cidade e habitantes, nomeadamente para a saúde, ascendem a 12 mil milhões de euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.