Superioridade total do Norte no acesso ao Ensino Superior: 9 dos 10 cursos com notas mais elevadas no Porto, Braga e Aveiro

Superioridade total do Norte no acesso ao Ensino Superior: 9 dos 10 cursos com notas mais elevadas no Porto, Braga e Aveiro
| Norte
Porto Canal

Há uma superioridade nortenha em toda a linha no acesso ao Ensino Superior público em Portugal. Dos dez cursos com nota de entrada mais elevada da primeira fase do concurso nacional de acesso, seis cursos pertencem à Universidade do Porto, dois à Universidade do Minho e um à Universidade de Aveiro.

A primeira instituição a congratular-se foi a Universidade do Porto (UP). Os cursos de Medicina do ICBAS (186,8 valores), Engenharia e Gestão Industrial (185,5), Arquitetura (184,5), Bioengenharia (184,5), Medicina da FMUP (183,5) e Línguas e Relações Internacionais (182,8) perfazem 60% do top 10 nacional do acesso ao Ensino Superior deste ano, refere a UP em comunicado.

Estes dados constam da tabela de classificações do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior disponibilizada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho volta a ser o curso de ensino superior com média de entrada mais elevada - o último aluno a entrar tinha média de 18,86 valores.

O curso de Medicina da Universidade do Minho fecha o ‘Top 10’, onde o aluno com nota mais baixa a entrar este ano na primeira fase tem uma média de 18,28 valores.

Pelo meio, em quinto lugar, fica o curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Aveiro.

No total, quase 50 mil alunos ficaram colocados na primeira fase do concurso, tendo ficado 16% dos candidatos de fora, que agora poderão concorrer na segunda fase.

O único “intruso” deste domínio do Norte no Ensino Superior foi o Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa), com o curso de Engenharia Aeroespacial no terceiro lugar.

 

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Troca o Porto por Caminha para coworking com vista para o mar de Moledo

Trabalham 'online' em Moledo, uma aldeia minhota junto à praia onde continuam "abertos ao mundo", no 'coworking' idealizado por Lara Fernandes para partilhar "dificuldades e soluções", até para momentos de bloqueio - às vezes basta "ir ver o mar".