Estudantes migrantes exploradas sexualmente em Viseu. Caso denunciado pela Obra Católica Portuguesa de Migrações

Estudantes migrantes exploradas sexualmente em Viseu. Caso denunciado pela Obra Católica Portuguesa de Migrações
| Norte
Porto Canal/Agências

A Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) denunciou, este sábado, em Fátima, a exploração sexual de jovens migrantes que estão a estudar no país. O caso foi identificado na Diocese de Viseu e as jovens estão a ser apoiadaspor uma congregação religiosa.

De acordo com o Jornal de Notícias, a diretora da Obra, revelou a situação na na conferência de imprensa que antecedeu o início da peregrinação do Migrante e do Refugiado que decorre estes sabádo e domingo no Santuário de Fátima.

As jovens terão sido resgatadas de uma rede de prostituição e, por isso, Eugénia Quaresma relembrou que muitos jovens migrantes que estudam em Portugal passam por muita dificuldades como "a vulnerabilidade financeira que os torna presas fáceis para o submundo da prostituição e do pequeno crime".

A Obra Católica Portuguesa de Migrações garante que há estudantes internacionais em todas as dioceses e que muitos vivem em condições precárias, como habitações sobrelotadas e dificuldade em ceder ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

O bispo auxiliar de Lisboa ouviu os apelos de Eugénia Quaresma e apelou a que se olhe para os imigrantes "não como um problema mas como um recurso", com o direito a "viver com dignidade" e ter "acesso ao desenvolvimento sustentado no país de origem", avança o mesmo jornal.

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).