Vítimas de abusos sexuais na Igreja pedem indemnizações e criticam falta de apoios 

Vítimas de abusos sexuais na Igreja pedem indemnizações e criticam falta de apoios 
| País
Porto Canal

Muitas das vítimas de abusos sexuais na Igreja consideram insuficiente as medidas tomadas tanto pela instituição, como pelo Governo no que diz respeito ao apoio às vítimas. Contudo, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) diz que medidas como indemnizações dependerão das decisões dos tribunais.

Ao Jornal de Notícias, alguns dos denunciantes dos abusos sexuais na Igreja confessam que o Estado e a própria Igreja poderiam agir de forma semelhante a outros países.

Ao mesmo jornal, Dulce Rocha, presidente do Instituto de Apoio à Criança, relembra que "a Igreja, que é uma instituição muito poderosa, poderia contribuir. No caso da Casa Pia, houve indemnizações. Provavelmente, terá de haver pressão da população e das vítimas”.

“Se nos outros países, como os EUA, Canadá, França e Irlanda, houve indemnizações, não compreendo porque é que ainda não se avançou aqui”, acrescenta.

Contudo, ao JN, a Conferência Episcopal Portuguesa apenas garante que todas vítimas têm disponível "o apoio necessário à sua reparação e recuperação, seja ele financeiro ou não”.

“Ninguém fica privado desse apoio. As dioceses e Institutos de Vida Consagrada suportam tudo o que se refere à reparação e recuperação das vítimas”, garante.

De sublinhar que anteriormente, José Ornelas disse, no Parlamento, que a Igreja só pagará indemnizações se o tribunal o ordenar, relembra o JN.

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".