Vai nascer em Braga uma creche disponível 24 horas 

Vai nascer em Braga uma creche disponível 24 horas 
| Norte
Porto Canal

O Clube dos Pequenos, em Braga, funcionará enquanto berçário e creche durante 24 horas, a partir de setembro do próximo ano.

A instituição particular de solidariedade social Centro Social do Vale do Homem vai assinar nas próximas semanas o contrato para iniciar a construção do "Clube dos Pequenos", que terá vagas específicas para filhos de trabalhadores do hospital e da Universidade do Minho.

Em declarações ao Jornal de Notícias, o presidente do Centro, disse que as obras começarão no último trimestre deste ano e que a abertura acontecerá em setembro de 2024. “Trata-se de uma resposta de caráter inovador e que vai, com toda a certeza, ser uma mais-valia a todos os níveis”, garantiu Jorge Pereira.

A creche terá lugar num terreno cedido pela Câmara de Braga, em Gualtar, nas proximidades do hospital.

O projeto tem sido discutido com a unidade hospitalar e com a Universidade do Minho. “Há muito que os funcionários destas instituições ansiavam por uma valência de acolhimento de crianças adequada às suas necessidades específicas”, sublinhou o presidente da IPSS ao JN.

O Clube dos Pequenos vai funcionar durante 24 horas, sete dias por semana, acolhendo crianças até aos três anos. “Isso permitirá que um pai ou uma mãe que vão a uma consulta no Hospital de Braga possam deixar o seu filho no Clube dos Pequenos, da mesma forma que um professor ou um aluno que tenham uma aula na Universidade do Minho”, exemplificou Jorge Pereira.

A creche poderá acolher até 84 crianças e será financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.