Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas
CM Gondomar
| Norte
Porto Canal

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.

Neste primeiro ano da central, verificou-se ainda 2550 recusas no sistema integrado de operações de proteção e socorro devido à falta de meios, sendo que no mês de dezembro houve mais ocorrências rejeitadas (335).

Ainda de acordo com a mesma fonte, a média mensal em 2023 esteve nos 250 em comparação com 2024 que foram 137. Já por dia, em 2023 foram oito e em 2024 têm sido cinco.

No total, já no primeiro quadrimestre deste ano, há o registo de 204 recusas por falta de meios no município (37%) e 343 em que o INEM optou por acionar outros meios que não do Município (63%).

Com a centralização de todas as comunicações dos agentes de Proteção Civil – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Polícia Municipal e Bombeiros Voluntários do Município num único espaço, permitiu ainda dar uma melhor resposta a todos os pedidos de socorro.

Outro dos dados deste primeiro ano, verificou-se que das 22.303 chamadas dos bombeiros, a maioria (19.107) teve como origem o INEM. E deste total, apenas 18.787 foram de ocorrências.

Já nas cinco corporações do concelho, os Bombeiros Voluntários de Gondomar foram os que somaram mais ocorrências (32%), seguidos de Areosa/Rio Tinto (22%), São Pedro da Cova (20%), Valbom (19%) e Melres (7%).

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.