Requalificação e aumento da Escola Básica da Ponte em Lordelo do Ouro por 1,45 milhões de euros

Requalificação e aumento da Escola Básica da Ponte em Lordelo do Ouro por 1,45 milhões de euros
CM Porto
| Porto
Porto Canal

Já foi lançado o concurso público para a requalificação completa da escola básica da Ponte, localizada na freguesia de Lordelo do Ouro. A intervenção tem como objetivo não só melhorar os espaços existentes, dentro e fora do edifício, mas também expandi-lo, avança a autarquia.

Com cerca de 150 alunos atualmente, a Escola Básica da Ponte vai ser alvo de várias melhorias de acordo com as necessidades identificadas pela comunidade escolar. O projeto inclui a reabilitação das salas de aula sem alterar o número atual, bem como a construção de um novo edifício que vai abrigar uma sala polivalente e uma biblioteca. Além disso, está prevista a criação de uma horta ecológica e de uma cobertura verde.

O prazo previsto para a conclusão das obras é de 365 dias, com um custo estimado de 1,45 milhões de euros. As propostas podem ser submetidas até ao dia 1 de junho de 2024.

No espaço de recreio, serão instaladas papeleiras, bebedouros, bancos e mesas, e o pavimento será substituído por uma superfície drenante. Os campos de jogos serão renovados com relva reciclável, marcações adequadas e equipamentos desportivos para melhorar as condições para os alunos praticarem desporto.

Os corredores, acessos e escadas também serão requalificados para garantir a segurança e acessibilidade, cumprindo os requisitos legais e eliminando barreiras arquitetónicas.

A Escola Básica da Ponte, construída no século XIII como residência familiar e convertida em escola básica no século XX, é considerada um edifício de valor patrimonial e histórico.

+ notícias: Porto

Trabalhador da Câmara de Gondomar está desaparecido desde quinta-feira

Um homem de 40 anos, André Pinto, encontra-se desaparecido desde esta quinta-feira no Porto.

Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano

O edifício onde mataram Gisberta Salce Júnior, em 2006, desapareceu. A estrutura de betão foi demolida e o empreendimento passa agora para uma nova fase. As obras de estrutura devem arrancar no 2º semestre do ano, depois de ter sido emitida a licença para as alterações do projeto, explica o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.

Prémio do Milhão (de euros) a caminho do Porto

O prémio do M1lhão, sorteado esta sexta-feira, saiu a uma aposta registada no distrito do Porto, informou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.