Portugueses estão a pedir 900 baixas de curta duração por dia

Portugueses estão a pedir 900 baixas de curta duração por dia
| País
Porto Canal

Desde que a medida entrou em vigor, a 1 de maio, que já foram pedidas através do SNS, em média, 900 declarações por dia, um total de 79 mil baixas.

Segundo noticia o Jornal de Notícias esta quinta-feira, este número total de baixas pedidas significa que foram evitadas cerca de 900 consultas por dia nos centros de saúde.

Os trabalhadores podem, desde o dia 1 de maio, pedir uma baixa por via eletrónica para justificar a ausência por doença durante três dias. Esta medida evita que os trabalhadores precisem de se deslocar ao médico para pedir uma baixa de curta duração.

No entanto, existem limites para este pedido. Estas baixas de curta duração não podem exceder os três dias e apenas será possível fazer este pedido duas vezes por ano.

Este mecanismo permite também à entidade patronal verificar a veracidade desta autodeclaração.

+ notícias: País

Até já, calor! Temperaturas arrefecem e chuva está de regresso

A presente semana tem brindado os portuenses com um calor digno de verão, com a temperatura máxima a atingir, esta quinta-feira, os 28º Celsius. Mas, este é “sol de pouca dura”, com o tempo a mudar drasticamente já a partir deste sábado.

Ordem dos Enfermeiros analisou 650 queixas e suspendeu oito profissionais em 2023

A Ordem dos Enfermeiros (OE) analisou 650 queixas contra profissionais em 2023, mais 243 relativamente ao ano anterior, das quais resultaram 260 procedimentos disciplinares e a suspensão de oito enfermeiros, revelam dados divulgados à agência Lusa.

Escolas profissionais enfrentam endividamento devido a atrasos no financiamento

Algumas escolas profissionais privadas estão com dificuldades financeiras porque o dinheiro que esperavam dos fundos europeus está atrasado. O presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (Anespo), Amadeu Dinis, disse ao JN que o prazo para pedir esse dinheiro já acabou e só vão recebê-lo quase no fim do ano letivo.