PSP e GNR sem acesso às baixas automáticas de três dias

PSP e GNR sem acesso às baixas automáticas de três dias
Foto: Ana Francisca Gomes| Porto Canal
| País
Porto Canal

As alterações recentes no Código do Trabalho que permitem o acesso a uma baixa médica durante três dias via SNS24 não estão a ser efetuadas a profissionais da PSP e da GNR. 

Os sindicatos das duas entidades de segurança exigem uma clarificação da situação e alegam não existir nenhuma razão que as impeça de ter acesso à medida, segundo avança o Público.

Segundo um parecer do Comando Territorial de Braga, “ao militar da GNR é aplicada legislação própria”, isto é, “não se aplica o Código do Trabalho”. Posto isto, se um militar necessitar de serviços de saúde, terá que ser passada uma declaração por um estabelecimento hospitalar ou centro de saúde. O mesmo se aplica à GNR.

"Aos polícias aplica-se o Estatuto da PSP. Só se aplica a lei geral do trabalhador em funções públicas às matérias não reguladas pelo nosso estatuto. No que concerne às situações de doença, sua comunicação e prova, elas estão expressamente reguladas no nosso estatuto (cf. art.º 40.º, 42.º e 43.º)", refere a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP).

Os estatutos da PSP referem que, no caso de “recurso a técnica de procriação medicamente assistida, doença, acidente”, a prova da situação “é feita por estabelecimento hospitalar, posto médico da PSP, por declaração do centro de saúde ou por atestado médico”.

"Aqui chegados, podemos concluir que até conseguirmos obrigar o Governo a alterar o Estatuto, para que os elementos da PSP tenham os mesmos direitos e regalias que os do privado, a hierarquia não vai aceitar esta nova modalidade de comunicação de serviço que a Lei 13/2023, veio contemplar", refere o presidente da ASPP, Paulo Santos.

 

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.