Médicos estão contra a emissão de baixas por parte do SNS24

Médicos estão contra a emissão de baixas por parte do SNS24
| País
Porto Canal

Os médicos não concordam com a emissão de baixas pelo SNS24 sem qualquer consulta e, por isso, pedem uma autodeclaração sob compromisso de honra para os trabalhadores que precisem de faltar. 

A posição é do Bastonário e dos presidentes de associações médicas que defendem que a emissão de baixas é um "ato médico" que não deve ser feito por enfermeiros. 

Ao Jornal de Notícias, os representantes sugerem alternativas como a entrega, por parte do trabalhador à entidade patronal, de uma autodeclaração sob compromisso de honra, em alternativa a uma consulta. 

Em causa está a proposta do ministério para que não seja necessária a realização de uma consulta para solicitar uma baixa não remunerada pelo período de menos de três dias. O objetivo principal passa por diminuir as tarefas dos médicos dos centros de saúde. 

Ao JN, o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Gustavo Tato Borges, defendeu também que os enfermeiros do SNS24 não podem "atestar uma situação de doença". Já o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Nuno Jacinto disse ao jornal que a medida proposta pelo ministério vai acabar por transferir a "confusão da burocracia" para o SNS24. 

 

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".