Casa da Arquitetura abre portas para obras dos “novíssimos” ao Porto
![Casa da Arquitetura abre portas para obras dos “novíssimos” ao Porto](http://portocanal.sapo.pt/uploads/cache/noticia_00330971-580x326.jpg)
Porto Canal
A Casa da Arquitetura, organizadora e produtora anual, celebra, pela oitava vez, o Open House, um verdadeiro festival da arquitetura. Este fim-de-semana, visite as 52 obras disponíveis com entrada gratuita.
Este evento vai abrir portas de espaços nos municípios do Porto (24 obras), Matosinhos (11), Maia (8) e Vila Nova de Gaia (9). As visitas podem ser livres, guiadas ou comentadas, dependendo da obra.
O tema da oitava edição é dedicado à “novíssima geração”, celebrando obras desenhadas por arquitetos no início da sua carreira nos anos 1930, 1950, 1970, 1990 ou 2010.
Assim, os espaços, são relativos aos primeiros passos de autores como Álvaro Siza, considerado um dos maiores arquitetos portugueses, até autores mais contemporâneos como Nuno Reis Pereira ou Nuno Brandão Costa.
Ana de Luca, voluntária da Open House e estudante da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, afirma que um ponto forte da iniciativa é o facto que “disponibiliza a arquitetura para todos” e que é uma “boa oportunidade tanto para estudantes como para pessoas interessadas em arquitetura”.
Segundo a voluntária, o público que mais se assistiu no primeiro dia do projeto foram, principalmente, estudantes. Quanto à origem, tanto se verificam estrangeiros como portugueses, revela a estudante.
O roteiro conta com obras de diversas naturezas, desde espaços públicos, como o Mercado do Bolhão ou o Terminal Intermodal de Campanhã, ambos no Porto, a casas privadas, tais como a Casa sobre o Douro ou a Casa de muitas caras, também no Porto.
Ver esta publicação no Instagram