Câmara do Porto investe 400 mil euros em habitação social na Rua da Vitória

Foto: José Campos
| Porto
Fábio Lopes

A Câmara do Porto concluiu a requalificação de um edifício na rua da Vitória destinado a habitação social. A empreitada representou um investimento de 400 mil euros por parte da autarquia e permitiu a reabilitação de duas habitações T2 e a transformação de antigos espaços de balneários e lavadouros em dois novos T1.

Bem no coração da cidade Invicta e com o Rio Douro como pano de fundo. O renovado edifício prepara-se agora para receber novos inquilinos, depois de dois anos de intervenção. As rendas apoiadas podem variar entre os 28 e os 240 euros mensais. As casas começam a ser ocupadas no próximo mês.

O projeto foi desenvolvido pelo gabinete portuense MAVAA Arquitetos, de Carlos Machado e Moura e Luís Pereira Viana.

Durante a visita ao local, Pedro Baganha, vereador da Câmara do Porto realçou o facto de “10% dos fogos do Centro Histórico do Porto serem habitação social”, sublinhando que este é mais um projeto "entre muitas iniciativas". 

O também vereador do Urbanismo e Espaço Público realçou ainda que está a decorrer o arranque de uma nova empreitada nas Eirinhas de quase 50 fogos de habitação social, reforçando a oferta na cidade Invicta.

Situado paredes meias com o célebre Miradouro da Vitória, o imóvel agora reabilitado foi eleito para integrar o roteiro da 8ª edição do Open House Porto e estará de portas abertas este fim de semana.

A iniciativa tem como objetivo convidar o público a explorar casas particulares, edifícios, infraestruturas e conjuntos urbanos que ilustram a singularidade da arquitetura local, quebrando as barreiras existentes entre a arquitetura e o público não especializado, na descoberta de espaços de relevo.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

São João organiza jornadas de psicologia para fomentar a prevenção na saúde mental

O serviço de Psicologia do Hospital de São João, no Porto, organiza esta quinta-feira e sexta-feira as jornadas “Prevenção, Promoção e Intervenção: a Psicologia na continuidade de cuidados”, evento com 200 inscritos que conta com apresentações, debates e ‘workshops’.

Uma mulher desaparecida após incêndio no Centro do Porto

Uma mulher está desaparecida após o incêndio que deflagrou na tarde desta quarta-feira, numa pensão na Rua Cimo da Vila, no Centro do Porto. A informação foi confirmada pela PSP do Porto, que avançou que a investigação está a cargo agora da PJ.

Plataforma elevatória já retira destroços no edifício que ardeu no centro do Porto

Os destroços provenientes do incêndio que destruiu uma pensão no centro do Porto já foram todos removidos da via pública, informou fonte da autarquia. No local, as equipas preparam-se para arrancar com os trabalhos de retirada dos destroços.