Defesa de Francisco J. Marques e Diogo Faria prepara recurso ao acórdão dos e-mails do Benfica no Porto Canal

| País
Porto Canal

Mais de metade dos crimes imputados pelo Ministério Público (MP) no caso da divulgação dos e-mais do Benfica não foram dados como provados.

Num total de 13 crimes formalmente imputados pelo MP a Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC porto, apenas houve lugar a condenação por três. Diogo Faria foi condenado, apenas, por um crime. Já Júlio Magalhães foi absolvido dos 8 crimes que lhe estavam imputados.

O acórdão vai ser contestado pela defesa dos arguidos que já está a preparar o recurso a entregar no tribunal da Relação de Lisboa.

No extenso acórdão, com 240 páginas, o coletivo de juízes escreve que os e-mails divulgados tinham como origem e destino as pessoas identificadas e que se tratou de correspondência eletrónica que ocorreu factualmente.

Um argumento que leva a defesa dos arguidos dizer que neste processo “a montanha pariu um rato”.

Depois de serem aplicadas penas de prisão suspensas e pelo valor mais reduzido previsto para os crimes em causa, a defesa de Francisco J. Marques e Diogo Faria sublinha que o MP empolou as acusações.

Entre os factos não provados, o tribunal não deixou de se pronunciar sobre a história do clube da luz não validando as afirmações do Benfica sobre a classificação no ranking da FIFA.

O Porto Canal não foi condenado a pagar qualquer indemnização a Luís Filipe Vieira. No entanto, vai ser contestada a indeminização de 10 mil euros, por parte dos arguidos condenados, ao ex-presidente das aguias, que abandonou funções depois de ter sido detido, há quase dois anos, na operação 'Cartão Vermelho' que investiga crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento.

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

Trabalhadores do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social em greve por valorização da carreira

Os trabalhadores do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) estão esta quarta-feira em greve, reclamando a integração de todos os funcionários no sistema de recompensa do desempenho daquele organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".