Viagem Porto-Lisboa de alta velocidade pode vir a ser mais barata que Alfa Pendular
Porto Canal
Uma consultora internacional aponta que a viagem entre Porto e Lisboa é rentável a 25 euros, numa análise contratada pela Infraestruturas de Portugal (IP), noticia o jornal Público.
De acordo com o estudo, um operador tradicional pode definir o preço dos bilhetes em 25 euros e ter lucro, apresentando uma taxa de rentabilidade razoável.
A análise foi feita com base numa ocupação média de 70%, já que os dados europeus apontam uma variação entre 60% e 90%, com uma taxa de uso de 10 euros por quilómetro. Esta portagem ferroviária é cinco vezes mais cara do que a cobrada atualmente, cifrada nos dois euros ao quilómetro por cada comboio que circule na Linha do Norte, refere o diário.
Apesar de os preços não serem estabelecidos pelo gestor da infraestrutura, o vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, aponta que o “estudo desmente aqueles que dizem que a alta velocidade é uma coisa só para ricos”, dizendo que a análise “responde não só ao nosso objetivo de democratização do serviço, como de massificar o próprio transporte ferroviário”.
Já o presidente da CP, Pedro Moreira, refere que “o preço do bilhete será inferior ao que temos hoje no Alfa Pendural”, em resposta ao Público. Moreira aponta também que uma portagem ferroviária mais baixa permitiria tornar os bilhetes ainda mais acessíveis.
De acordo com a consultora o preço dos bilhetes pode cifrar-se em 25 euros na ligação Porto-Lisboa na alta velocidade, um valor abaixo dos 31.90 euros que custa uma passagem em 2ª classe no Alfa Pendular.