Mariana Mortágua: Quem abafar "pântano da maioria absoluta" não defende a democracia

Mariana Mortágua: Quem abafar "pântano da maioria absoluta" não defende a democracia
Lusa
| Política
Porto Canal/Agências

A nova líder do BE, Mariana Mortágua, assumiu este domingo o combate à maioria absoluta do PS que classificou como “um tormento” e “causa de embaraço nacional” e avisou que quem "abafar este pântano" não defende a democracia.

“E já todos sabemos - os eleitores do PS melhor do que ninguém - como em pouco mais de um ano se tornou evidente que a maioria absoluta é um tormento de degradação e instabilidade e uma causa de embaraço nacional”, declarou Mariana Mortágua, perante os delegados à XIII Convenção.

Entre constantes aplausos, no seu primeiro discurso como coordenadora do BE, Mariana Mortágua estabeleceu as balizas da intervenção do partido nos próximos dois anos para “impedir que continue este caminho de degradação”.

“Quem abafar, menorizar ou desvalorizar o pântano criado pela maioria absoluta não está a defender a democracia, mas sim a desresponsabilizar os causadores da fragilização da democracia”, disse.

Mariana Mortágua criticou o Governo de António Costa que, considerou, incorre “no vício” de “festejar trunfos que são um tormento”.

“Não há pior vício neste governo do que festejar triunfos que são um tormento para as pessoas. Os salários e as pensões ficam mais pequenos mas o Governo pede-vos que agradeçam o excedente orçamental”, criticou.

+ notícias: Política

Governo propôs suplemento de missão para PSP e GNR entre 365 e os 625 euros

O Governo propôs esta quinta-feira um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".