Mariana Mortágua é a nova líder do Bloco de Esquerda

Lusa
| Política
Porto Canal/Agências

Mariana Mortágua foi eleita, este domingo, a nova líder do Bloco de Esquerda. A líder da moção A conseguiu a esmagadora maioria dos votos. 

A moção A, de Mariana Mortágua, foi a mais votada na XIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, com 439 votos, enquanto a moção E, de Pedro Soares conseguiu 78 votos.

As duas moções de orientação apresentadas à XIII Convenção Nacional do BE, que termina hoje em Lisboa, foram votadas de credencial no ar, após as alegações finais das duas moções.

A moção encabeçada pela deputada e candidata a líder, Mariana Mortágua, intitulada “Uma força, muitas lutas” foi a vencedora, com 439 votos.

Esta moção é subscrita por diferentes nomes da atual direção, incluindo a líder cessante, Catarina Martins, conseguiu eleger 81% dos delegados.

Já a moção E - “Um Bloco plural para uma alternativa de esquerda, um desafio que podemos vencer!” -, promovida pelos críticos da direção, teve 78 votos.

Registaram-se ainda 11 abstenções.

Segundo os resultados anunciados, a lista de Mariana Mortágua conseguiu 67 dos 80 lugares na Mesa Nacional do BE, vencendo a moção de Pedro Soares e reforçando a direção neste órgão. Pedro Soares ficou com 13.

+ notícias: Política

Em tempos de guerra, Portugal é um "aliado ideal" e um país seguro, defende Marcelo

O Presidente da República defendeu em Newark, nos Estados Unidos, perante a embaixadora norte-americana em Portugal, que Portugal é "o aliado ideal" e um país seguro em tempos de guerra.

Comunidade portuguesa nos EUA "está segura, está firme e está a crescer", diz Marcelo

O Presidente da República, que se encontrou esta sexta-feira com emigrantes e lusodescendentes no estado de New Jersey, considerou que a comunidade portuguesa nos Estados Unidos "está segura, está firme e está a crescer".

Rui Moreira avisa que os presidentes de câmara "não são capatazes de ninguém"

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, disse este sábado na Guarda que os autarcas não são capatazes de ninguém.