Mariana Mortágua é a nova líder do Bloco de Esquerda

Lusa
| Política
Porto Canal/Agências

Mariana Mortágua foi eleita, este domingo, a nova líder do Bloco de Esquerda. A líder da moção A conseguiu a esmagadora maioria dos votos. 

A moção A, de Mariana Mortágua, foi a mais votada na XIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, com 439 votos, enquanto a moção E, de Pedro Soares conseguiu 78 votos.

As duas moções de orientação apresentadas à XIII Convenção Nacional do BE, que termina hoje em Lisboa, foram votadas de credencial no ar, após as alegações finais das duas moções.

A moção encabeçada pela deputada e candidata a líder, Mariana Mortágua, intitulada “Uma força, muitas lutas” foi a vencedora, com 439 votos.

Esta moção é subscrita por diferentes nomes da atual direção, incluindo a líder cessante, Catarina Martins, conseguiu eleger 81% dos delegados.

Já a moção E - “Um Bloco plural para uma alternativa de esquerda, um desafio que podemos vencer!” -, promovida pelos críticos da direção, teve 78 votos.

Registaram-se ainda 11 abstenções.

Segundo os resultados anunciados, a lista de Mariana Mortágua conseguiu 67 dos 80 lugares na Mesa Nacional do BE, vencendo a moção de Pedro Soares e reforçando a direção neste órgão. Pedro Soares ficou com 13.

+ notícias: Política

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".