Candidato à liderança do BE acusa Mariana Mortágua de apresentar uma proposta baseada em linhas genéricas

| País
Porto Canal

A questão que se impõe é quem irá assumir a liderança do Bloco de Esquerda. A resposta será encontrada na Convenção Nacional do partido, que decorre no próximo fim de semana. Se por um lado, Mariana Mortágua encabeça a Moção A. Por outro lado, Pedro Soares é o porta-voz da Moção E.

Em entrevista exclusiva ao Porto Canal, o candidato à liderança do Bloco de Esquerda, Pedro Soares, acusa Mariana Mortágua de apresentar uma proposta assente em linhas genéricas.

O antigo deputado classifica a Moção A de genérica, ao contrário da Moção E, que acredita ter linhas bem definidas, como a da regionalização.

Para Pedro Soares a Moção E não representa uma oposição interna, mas sim uma alternativa.

“A designação de oposição interna não é nossa. O que nós consideramos é que somos uma moção alternativa, ou seja, em qualquer organização democrática tem que haver alternativas. O que era a tristeza de uma convenção do Bloco em que houvesse apenas uma moção ou um pensamento único”, disse Pedro Soares.

Aponta ainda a grande diferença entre as duas propostas. O candidato à liderança do BE salienta que “Mariana Mortágua não tem uma linha sobre o balanço de tudo o que aconteceu ao Bloco”.

Refere-se à perda eleitoral do partido nos últimos anos. Para Pedro Soares, terá sido provocada pelo foco num possível acordo com o partido socialista.

O Porto Canal convidou Mariana Mortágua a participar na entrevista juntamente com Pedro Soares, mas a líder da Moção A optou por não estar presente.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.