Candidato à liderança do BE acusa Mariana Mortágua de apresentar uma proposta baseada em linhas genéricas

| País
Porto Canal

A questão que se impõe é quem irá assumir a liderança do Bloco de Esquerda. A resposta será encontrada na Convenção Nacional do partido, que decorre no próximo fim de semana. Se por um lado, Mariana Mortágua encabeça a Moção A. Por outro lado, Pedro Soares é o porta-voz da Moção E.

Em entrevista exclusiva ao Porto Canal, o candidato à liderança do Bloco de Esquerda, Pedro Soares, acusa Mariana Mortágua de apresentar uma proposta assente em linhas genéricas.

O antigo deputado classifica a Moção A de genérica, ao contrário da Moção E, que acredita ter linhas bem definidas, como a da regionalização.

Para Pedro Soares a Moção E não representa uma oposição interna, mas sim uma alternativa.

“A designação de oposição interna não é nossa. O que nós consideramos é que somos uma moção alternativa, ou seja, em qualquer organização democrática tem que haver alternativas. O que era a tristeza de uma convenção do Bloco em que houvesse apenas uma moção ou um pensamento único”, disse Pedro Soares.

Aponta ainda a grande diferença entre as duas propostas. O candidato à liderança do BE salienta que “Mariana Mortágua não tem uma linha sobre o balanço de tudo o que aconteceu ao Bloco”.

Refere-se à perda eleitoral do partido nos últimos anos. Para Pedro Soares, terá sido provocada pelo foco num possível acordo com o partido socialista.

O Porto Canal convidou Mariana Mortágua a participar na entrevista juntamente com Pedro Soares, mas a líder da Moção A optou por não estar presente.

+ notícias: País

Vacinação gratuita contra Vírus Sincicial Respiratório arranca hoje e abrange cerca de 62 mil crianças

A primeira campanha de vacinação gratuita contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) arranca esta terça-feira e irá proteger cerca de 62 mil crianças contra doença grave e hospitalização, segundo o Ministério da Saúde.

Lesados do BES usam carro funerário em protesto no arranque do julgamento da queda do Grupo Espírito Santo

Representantes dos lesados do Banco Espírito Santo estão, esta terça-feira, em protesto junto ao Campus de Justiça, em Lisboa, com um carro funerário onde colocaram uma fotografia de Ricardo Salgado, no dia do início do julgamento do caso BES.

Já lavou as mãos? Hoje não há desculpa

Celebra-se, esta terça-feira, dia 15 de outubro o Dia Mundial da Lavagem de Mãos.