Petição pede alternativas para quando a Biblioteca Municipal do Porto fechar portas durante quatro anos

Petição pede alternativas para quando a Biblioteca Municipal do Porto fechar portas durante quatro anos
| Porto
Porto Canal

Vários investigadores, académicos e utilizadores portuenses da Biblioteca Municipal do Porto receia ficar sem acesso a obras importantes, durante os trabalhos de recuperação do edifício localizada no Praça dos Poveiros.

A Biblioteca Municipal do Porto vai ser reabilitada e expandida a partir de janeiro do próximo ano, por um período estimado de quatro anos. Os bens da biblioteca do Jardim de São Lázaro vão ficar guardados, durante esse tempo, em dois armazéns que ficam na Rua de Justino Teixeira, na freguesia de Campanhã, a cerca de 500 metros da estação de comboios.

O jornal Público dá destaque, este sábado, a uma petição lançada pelo bolseiro de investigação científica Paulo Vasconcelos e do professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Maciel Santos, que, criticam a falta de informação sobre as obras, o respetivo calendário e as limitações daí decorrerão.

Os investigadores dirigem-se à Assembleia Municipal do Porto para pedir alternativas ao encerramento integral da biblioteca, um faseamento da intervenção, e a divulgação de um calendário com os possíveis condicionamentos durante o período das obras no edifício.

Sobre a disponibilidade dos periódicos e outras espécies bibliográficas, a câmara assegura ao Público que as bibliotecas municipais estão a “preparar um plano de medidas de reforço dos serviços das bibliotecas e mitigação do encerra

+ notícias: Porto

Governo quer avançar com grupo de trabalho para expansão do aeroporto do Porto

O Governo quer constituir um grupo de trabalho para analisar a expansão futura do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, disse o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Biblioteca Almeida Garrett do Porto com Casa Forte em 2026 de 500 mil euros

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, vai ganhar este ano uma "nova Casa Forte" para guardar os tesouros documentais da cidade, uma obra orçada em meio milhão de euros, avançou o vereador da Cultura da autarquia.

Antigo Abrigo dos Pequeninos reabre como Reservas do Museu do Porto após anos encerrado

O antigo Abrigo dos Pequeninos, encerrado desde 2013, reabriu esta quarta-feira como um espaço que servirá as Reservas do Museu do Porto e vai acolher 65 mil peças do acervo da cidade e ter espaços dedicados a conservação e restauro.