Radares de velocidade média. A nova placa e a localização dos radares

Radares de velocidade média. A nova placa e a localização dos radares
| País
Porto Canal

As estradas portuguesas receberam no primeiro trimestre deste ano meia centena de novos radares, entre eles, dez vão permitir calcular a velocidade média de um determinado trajeto, aponta a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Os radares são colocados na rede SINCRO, o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, que é gerido pela ANSR. “A fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada", refere o organismo.

Com a inclusão destes novos radares de velocidade média, a rede SINCRO passa a ser composta por locais de controlo de velocidade instantânea e de velocidade média, ao longo das estradas nacionais.

A Norte este tipo de radares estará na A3, que faz a ligação entre Porto e Valença. Também a A41, ou Circular Regional Exterior do Porto (CREP), que circunda a Área Metropolitana do Porto, é um dos locais planeados para receber radares de velocidade média.

Estas são duas localizações de entre 20 por onde irão circular os dez radares de velocidade média, refere a ANSR.

Novo sinal de trânsito

Porto Canal

Com novos radares há nova sinalética, sendo colocados os sinais de trânsito H42. De acordo com os critérios de utilização da sinalização vertical, documento do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), esta nova forma de controlar a velocidade dos veículos acontece já que “os limites gerais de velocidade são definidos pelo CE [Código da Estrada] em termos de velocidade instantânea”, no entanto o Código da Estrada “esclarece que também viola os limites de velocidade o condutor que percorrer uma determinada distância a uma velocidade média incompatível com a observância daqueles limites”, pode ler-se no documento do IMT.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).