Cabaz do “IVA zero” entra em vigor esta terça-feira. Comerciantes e clientes mostram-se reticentes

| Porto
Porto Canal

A dois dias de entrar em vigor o IVA Zero para os bens essenciais, muitos portugueses ainda têm dúvidas do verdadeiro impacto desta medida. Este domingo, na feira da Pasteleira, uma das mais antigas do Porto, os consumidores diziam preferir outras medidas como o aumento dos salários e pensões ou a fixação de preços.

Domingo é dia dia de feira na pasteleira. O sol brilha e cheira a fruta, mas no ar paira um clima de dúvida. Muitos consumidores não estão confiantes de que o iva zero nos alimentos vá ter grande impacto no bolso dos portugueses.

São 46 os alimentares que cabem neste cabaz a iva zero. Com a inflação a descer e os preços na mesma, alguns portugueses defendem que o Governo podia ter ido mais longe, até porque aos últimos tempos têm sido tudo menos fáceis.

Esta medida resulta de um compromisso entre o Governo, a distribuição e a raiz de tudo, a produção. Um setor que se vê agora de mãos atadas e que tem medo do impacto da medida nos seus negócios.

A medida temporária do iva zero arranca já esta terça feira e vigora até 31 de outubro.

+ notícias: Porto

Piscinas municipais do Porto fecham para obras no verão

A Piscina Municipal de Cartes e a piscina Municipal da Constituição vão encerrar para a requalificação, instalações técnicas e melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade, a partir do dia 3 de junho e até 31 de agosto.

Novas imagens do incêndio que deflagrou num bar na Foz

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou ao final da manhã desta sexta-feira num bar na Foz do Douro. A estrutura é conhecida por ter sido casa do Restaurante Shis, que foi destruído pelo mar em 2014 e, depois de reconstruído, novamente danificado por um incêndio em 2015.

AMP e STCP perdem capital detido na Metro do Porto e abrem porta a fundos comunitários

A perda pela Área Metropolitana do Porto e pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto de praticamente 50% do capital detido na Metro do Porto abre a porta a fundos comunitários, disse esta sexta-feira o presidente da Câmara de Gondomar.