Apesar da medida do IVA Zero, preços não vão descer, alerta setor da restauração

Apesar da medida do IVA Zero, preços não vão descer, alerta setor da restauração
| Economia
Porto Canal

A medida do governo de IVA Zero não está a registar qualquer impacto nos restaurantes. Os profissionais do setor mostram-se preocupados com a perda do poder de compra dos consumidores e com o aumento dos custos dos produtos.

Neste sentido, a Associação e os empresários pedem uma redução do IVA também na área da restauração, explicando que fazer uma refeição fora de casa nos próximos seis meses vai custar o mesmo, apesar da isenção do IVA em 44 produtos alimentares.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) pede, assim, medidas específicas para o setor, reiterando ao governo o pedido já antigo de baixar o IVA na restauração. Ao Dinheiro Vivo, a secretária-geral da associação explica que "é fundamental a aplicação temporária, por um ano, da taxa reduzida de IVA nos serviços de alimentação e bebidas. Com esta medida, as empresas conseguirão ter tesouraria para liquidarem as suas obrigações, mas também para continuarem o seu esforço de aumento de salários, tão importante para o aumento do poder de compra das famílias".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.