Pacto para descida do IVA é positivo dizem produtores e distribuidores

| País
Porto Canal / Agências

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal e o diretor-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição destacaram a importância do pacto sobre IVA zero, cujo efeito será refletido nos preços 15 dias após publicação da lei.

Começando por assinalar que a descida do IVA (para 0%) é uma boa notícia para todos os portugueses, o diretor-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier, assegurou que, assim que o respetivo diploma estiver publicado, o retalho "estará pronto a assumir as suas responsabilidades", repercutindo a medida nos preços de venda ao público.

Gonçalo Lobo Xavier assumiu esta posição na cerimónia de assinatura do pacto para a estabilização e redução de preços dos bens alimentares entre o Governo, a APED e a CAP, assinado em Lisboa, numa cerimónia em que, além do primeiro-ministro, estiveram presentes os ministros das Finanças, Economia e Agricultura e o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro.

Esta segunda-feira foi também divulgada a lista de 44 produtos alimentares que vão ser contemplados com esta medida de redução do IVA.

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, destacou também a importância deste pacto e o facto de o Governo ter compreendido que os produtores precisam de compensações.

"[Os produtores] não são culpados pela inflação nem pela subida dos preços. Antes pelo contrário, sofrem com ela", destacou, sublinhando que o que foi assinado não é um golpe de magia, mas antes a manutenção de um compromisso de os agricultores "produzirem o melhor que sabem e podem com as ferramentas que têm" e que foram reforçadas com este acordo.

Ainda sobre o impacto do acordo, Gonçalo Lobo Xavier manifestou-se convicto de que "a conjugação da baixa do IVA e dos apoios à produção vão ajudar com certeza a que os preços baixem sustentadamente. Assim o mercado ajude".

No conjunto, o reforço dos apoios à produção e a descida do IVA (até outubro) vão custar cerca de 600 milhões de euros.

O Conselho de Ministros vai aprovar ainda esta segunda-feira a proposta de lei para a redução do IVA que incide sobre aqueles produtos, tendo o primeiro-ministro adiantado que esta chegará à Assembleia da República esta terça-feira, esperando que a tramitação no parlamento seja célere para que a medida possa entrar o mais rapidamente possível em vigor.

Após a publicação da lei, indicou o primeiro-ministro, a distribuição terá 15 dias para refletir a medida do IVA nos preços de venda ao público.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.