Vitória sobre o Benfica na Luz marca mais um capítulo de uma história feliz em casa dos rivais

| Desporto
Porto Canal

A vitória sobre o Benfica, no Estádio da Luz, esta sexta-feira, marca mais um capítulo de uma história feliz em casa de um dos rivais de Lisboa. Mas para recordar há que puxar a fita atrás. 

Em 2004 o FC Porto assinalou a primeira vitória no novo Estádio da Luz com um resultado final de 1-0 e Benni McCarty foi o responsável máximo na conquista dos três pontos. Depois de um mau alívio do defesa encarnado, o avançado sul africano rematou do meio da rua para fazer o único golo da partida.

Na época de 2010/2011 e apenas a uma vitória de fechar as contas do título, o FC Porto deslocou-se ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica. Com os três pontos em mente para se sagrar campeão, os ‘Dragões’ venceram na capital e celebraram o seu 25.º campeonato em pleno Estádio da Luz de luz apagada e de rega ligada.

Fredy Guarin e Hulk foram os responsáveis pelos golos portistas que fizeram o FC Porto campeão a cinco jornadas do fim do campeonato.

Pouco mais de duas semanas após o feito, os ‘azuis e brancos’ foram novamente à Luz vencer. Depois de terem conquistado um dos objetivos da época, seguia-se a Taça de Portugal. Em desvantagem na eliminatória depois da derrota no Estádio do dragão, o FC Porto tinha a difícil tarefa de reverter o 2-0 da primeira mão. Determinados a seguir em frente, João Moutinho marcou primeiro seguindo-se os golos de Hulk e Falcão. Oscar Cardoso ainda reduziu, mas o esforço não foi suficiente.

Estava assim dada a cambalhota na eliminatória e assegurada a passagem para a final da prova que o FC Porto viria a conquistar.

Nova época, mas os ‘Dragões’ mantêm os mesmos hábitos de vencer na Luz. O encontro não poderia ter começado melhor para os portistas com o golo logo a abrir por intermédio de Hulk. O Benfica respondeu por Oscar Cardoso, no entanto James Rodríguez empatou as contas e já ao cair do pano um excelente cabeceamento de Maicon deu a vitória ao FC Porto.

Os clássicos frente ao Benfica são sempre jogos de muitas emoções e em 2018 não foi diferente. Já com Sérgio Conceição no comando dos portistas, o FC Porto precisava de vencer para assumir a liderança do campeonato e assim foi. Herrera em cima do apito final rematou forte e fez um dos golos mais importante de um campeonato que viria a ser conquistado pelos ‘Dragões’.

Mais recentemente, na época transata, o FC Porto voltou a festejar na Luz. A necessitar de apenas um ponto para conquistar mais um campeonato, os ‘Dragões’ foram à procura de mais e conseguiram a vitória. Golo ao cair do pano de Zaidu após excelente passe de Pepê levou os adeptos portistas presenta na Luz ao delírio.

Passados 11 anos, a história voltava a repetir-se e o FC Porto voltava a ser campeão em reduto encarnado.

+ notícias: Desporto

“Ontem tivemos uma noite histórica”. A mensagem de André Villas-Boas

Depois das declarações na sede de campanha no final da noite deste sábado, André Villas-Boas, presidente eleito da direção do FC Porto, reagiu também este domingo às eleições para os órgãos sociais do clube para o quadriénio 2024-2028 através das redes sociais. “Ontem tivemos uma noite histórica”, realça.

FC Porto: Presidente da FPF felicita André Villas-Boas 

Fernando Gomes desejou “as maiores felicidades” ao novo presidente do FC Porto.

FC Porto (Hóquei em Patins): 19.ª Taça de Portugal a caminho do Dragão. Crónica de jogo 

Portistas bateram o Óquei de Barcelos por 3-2 na final da prova rainha.