Autarquia de Gaia atribui casa a mãe e filho de 12 anos que estão a viver num quarto

Autarquia de Gaia atribui casa a mãe e filho de 12 anos que estão a viver num quarto
Ana Francisca Gomes | Porto Canal
| Norte
Ana Mota

A intervenção da autarquia surge no seguimento da reportagem do Porto Canal. Ana Esteves e o filho de 12 anos vão viver para o Olival, em Vila Nova de Gaia. A família está inscrita desde 2021 na Gaiurb e desde então que está na 237ª posição para a atribuição de uma habitação social de tipologia T2.

Ana Esteves foi contactada pela Câmara de Gaia quando ainda estava na casa que teve de deixar, um T2 em que pagava 300 euros. A autarquia, que já tinha sido contactada pelo Porto Canal, informa agora que conseguiu atribuir à família uma habitação social, na freguesia do Olival, depois de terem surgido algumas soluções no concelho.

Neste momento, a câmara municipal tem 16 habitações para atribuir em Vilar do Andorinho, 14 no Olival e 8 na freguesia de Perosinho. No caso de Ana Esteves, o município conseguiu atribuir uma habitação uma vez que a freguesia do Olival não é frequentemente escolhida pelos candidatos. Embora a candidata Ana Esteves "também não tivesse escolhido, dada a situação de despejo, aceitou ser realojada nesta freguesia", esclarece a autarquia em comunicado. 

Ana Esteves e o filho viviam há sete anos numa casa, em Vila Nova de Gaia, mas a especulação imobiliária obrigou-os a sair. No início de abril mudaram-se para um quarto até que a habitação social, disponibilizada pela Câmara de Gaia, esteja disponível. 

+ notícias: Norte

Numa só madrugada foram assaltadas 14 igrejas em Bragança

Esta semana o distrito de Bragança ficou em alerta devido ao número de igrejas assaltadas em relativamente pouco tempo. Tal como conta a SIC Notícias, numa só madrugada foram assaltadas 14 igrejas nas aldeias de Bragança e Vinhais. Ouro e dinheiro são os principais alvos dos assaltantes que tudo indica que sejam os mesmos em todos os assaltos.

Taxa turística da Póvoa de Varzim já rendeu 400 mil euros

Só nos primeiro sete meses deste ano, ou seja, até julho, a taxa turística da Póvoa de Varzim já rendeu mais de 400 mil euros, avança o Jornal de Notícias este domingo.

Populares manifestam-se este domingo contra transladação de restos mortais de Eça

Um conjunto de populares de Santa Cruz do Douro, em Baião, vai manifestar-se este domingo contra a translação dos restos mortais de Eça de Queiroz, sepultado no cemitério da região há 34 anos, para o Panteão Nacional, em Lisboa.