Habitação social a construir na Área Metropolitana do Porto insuficiente para tantas famílias

Habitação social a construir na Área Metropolitana do Porto insuficiente para tantas famílias
Foto: Miguel Nogueira (CM Porto)
| Norte
Porto Canal

A Área Metropolitana do Porto (AMP) tem mais de sete mil famílias à espera de uma habitação social. Contudo, o número de fogos municipais em construção por parte das autarquias é insuficiente para dar resposta a tantas pessoas. 

Portugal vive um problema sério de oferta no mercado habitacional. A relação entre o preço das casas e os rendimentos auferidos põe em dificuldades habitantes de vários pontos do país, com destaque para as Áreas Metropolitanas. 

Com a alta inflação como pano de fundo, os custos da construção a subir, a crise energética e as taxas de juro, o panorama da habitação em território nacional é uma bola de neve crescente. 

Perante este cenário, a habitação social tem ganho cada vez mais expressão, sendo que o volume de candidaturas tem registado um incremento ano após ano. No entanto, as soluções propostas pelos Municípios para colmatar as dificuldades sentidas tem-se revelado insuficente, como avança o JN. À exceção do Porto, a oferta de habitação social não aumentou nos últimos anos em diversos municípios. 

Para se ter uma noção, a maior lista de espera é a de Matosinhos, com 1593 famílias em lista de espera. A Maia é o município que se segue com 1256, e Gaia com 1091.

No que diz respeito à Área Metropolitana do Porto, existem apenas dois concelhos que conseguirão colmatar todos os pedidos de habitação social. Póvoa de Varzim e Arouca.

No que concerne à Póvoa, há cerca de 100 agregados familiares à espera de fogos municipais, sendo que a autarquia prevê construir 104 habitações municipais.

Já a realidade arouquesa diz que o número de casas a construir é exatamente igual ao número de candidaturas, 34.

Nos restantes concelhos, as habitações sociais a construir são inferiores ao número de pedidos. Um retrato que expressa a urgência de respostas por parte da tutela e dos municípios. 

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.