CEO da TAP deverá receber prémio superior a 600 mil euros 

CEO da TAP deverá receber prémio superior a 600 mil euros 
| País
Porto Canal

A Presidente executiva da TAP, que ainda se encontra em funções, deverá receber um prémio no valor de 604 800 euros, devido aos lucros que a companhia aérea registou em 2022. 

O Correio da Manhã avança, esta quinta-feira, que o bónus de gestão será pago no valor máximo previsto no contrato de Christine Ourmières-Widener, equivalendo a 120% da remuneração anual da CEO.

Recorde-se que o contrato que a gestora francesa assinou com a TAP, em 8 de junho de 2021, define várias condições para a atribuição do bónus de gestão. O valor do prémio varia em função do cumprimento dos objetivos anuais da empresa. 

Uma vez que foram ultrapassadas todas as expectativas nos resultados da TAP, tendo em conta que a companhia aérea registou lucros dois anos antes do esperado, Christine Ourmières-Widener deverá receber um chorudo cheque. 

A TAP encerrou o ano 2022 com um lucro líquido de 65,6 milhões de euros, um aumento de 1664,7 milhões de euros em relação ao ano anterior. Desta forma, consegue antecipar em dois anos o objetivo que foi definido pela Comissão Europeia para regressar aos resultados positivos.

Em comunicado explicam que, em 2022, "a TAP transportou um total de 13,8 milhões de passageiros, um aumento de 136,1% em relação ao ano anterior e atingindo 81% dos níveis de 2019"; "as receitas atingiram 3485 milhões de euros, 151% acima do ano fiscal de 2021"; "o número de voos operados também aumentou significativamente em 74,9% o ano passado, atingindo 79% dos níveis pré-crise"; e "a capacidade atingiu 87% dos níveis pré-crise, aumentando 94,2% em comparação com o ano anterior".

+ notícias: País

Casos de covid-19 estão a aumentar e DGS alerta para prevenção

Portugal regista uma tendência crescente da transmissão da covid-19, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomendou o reforço das medidas de prevenção, como o uso de máscara no caso de sintomas de infeção respiratória.

Eis a chave vencedora do EuroDreams desta segunda-feira

Já é conhecida a chave vencedora do EuroDreams desta segunda-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".