Três em cada quatro portugueses concordam com reprivatização da TAP. Mais de metade queria demissão de Medina 

Três em cada quatro portugueses concordam com reprivatização da TAP. Mais de metade queria demissão de Medina 
| País
Porto Canal

Uma grande maioria dos portugueses (74%) diz que concorda com a reprivatização da TAP, contra apenas 16% que a rejeitam em qualquer cenário.

Os dados são da mais recente sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, JN e TSF, que revela que a maioria dos inquiridos que concorda com a venda da empresa, gostaria que houvesse algumas condições: um terço só aceitaria se o estado recebesse mais do que os 3,2 mil milhões de euros injetados na companhia aérea.

Já 27% exxigem que o Estado fique como acionista, sendo que apenas 17% concorda com a venda incondicional.

A sondagem mostra também que dois terços dos inquiridos concordam com a decisão da demissão da administração da TAP, liderada por Christine Ourmières-Widener, e mais de metade aponta culpas ao executivo, uma vez que 55% dos inquiridos defende que Medina devia ter sido demitido na sequência da indemnização milionária paga a Alexandra Reis, aquando da sua saída da companhia.

No que diz respeito a uma visão geográfica, a região Norte (sem incluir área Metropolitana do Porto) é a que maior percentagem defende a privatização da TAP (81%).

No Porto desce para 75% e na área Metropolitana de Lisboa, Centro e Ilhas o apoio à venda da empresa ultrapassa os 70%.

No que toca às respostas por idades, a faixa mais nova (18 a 34 anos) é a que mais defende a privatização (79%). Já a faixa etária mais idosa (maiores de 65) é onde essa ideia menos vinga (68%).

Relativamente ao número de inquiridos que defendem que o Estado mantenha a empresa, este regista uma subida consoante a idade, variando entre 10% (18-34 anos) e 21% (mais de 65).

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".