Acervo da Biblioteca Municipal do Porto vai ser guardado em armazéns junto à Estação de Campanhã

Acervo da Biblioteca Municipal do Porto vai ser guardado em armazéns junto à Estação de Campanhã
Foto: André Arantes | Porto Canal
| Porto
Pedro Benjamim

A Biblioteca Municipal do Porto vai ser reabilitada e expandida a partir de janeiro do próximo ano, por um período estimado de quatro anos. Os bens da biblioteca do Jardim de São Lázaro vão ficar guardados, durante esse tempo, em dois armazéns que ficam na Rua de Justino Teixeira, na freguesia de Campanhã, a cerca de 500 metros da estação de comboios.

Ao que o Porto Canal apurou num destes armazéns funciona para já uma oficina automóvel.

De acordo com a proposta de Rui Moreira, aprovada em assembleia municipal, serão arrendados dois armazéns pelo valor de 216 mil euros ao ano, ou seja, 18 mil euros por mês.

No total dos quatro anos de contrato serão gastos 864 mil euros pela autarquia para guardar o acervo da Biblioteca Municipal do Porto, sendo que há a possibilidade de renovação por períodos consecutivos de um ano.

Cada metro quadrado irá custar seis euros à autarquia. Numa consulta ao mercado de arrendamento, em Campanhã, foi possível encontrar um armazém com 2.000m2 para arrendamento por 5.000 euros, ou seja 3€ por m2.

Em espaços comerciais, está disponível também uma loja de 140m2 com o preço de 6€ por m2, em linha com aquilo que a autarquia irá pagar.

O acervo

Informações disponíveis no ‘site’ da biblioteca revelam que o “Catálogo Geral das Bibliotecas Municipais do Porto (BMP) é constituído, em 2022, por 715.014 registos bibliográficos, e cerca de 994.189 documentos”.

Sendo que é mencionado que devido à “preparação e acondicionamento de documentos de diversos fundos e coleções para a obra de beneficiação e ampliação” alguns dos documentos “deixam de ser consultáveis, sendo identificados como Indisponível – Expansão da BPMP”, pode ler-se.

Para a operação, durante este ano será necessário “assegurar quer a deslocação de documentos, equipamento e mobiliário daquele edifício, quer o seu aprovisionamento enquanto decorre o período de obra”, referiu o presidente da Câmara do Porto na proposta.

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.