Acervo da Biblioteca Municipal do Porto vai ser guardado em armazéns junto à Estação de Campanhã

Acervo da Biblioteca Municipal do Porto vai ser guardado em armazéns junto à Estação de Campanhã
Foto: André Arantes | Porto Canal
| Porto
Pedro Benjamim

A Biblioteca Municipal do Porto vai ser reabilitada e expandida a partir de janeiro do próximo ano, por um período estimado de quatro anos. Os bens da biblioteca do Jardim de São Lázaro vão ficar guardados, durante esse tempo, em dois armazéns que ficam na Rua de Justino Teixeira, na freguesia de Campanhã, a cerca de 500 metros da estação de comboios.

Ao que o Porto Canal apurou num destes armazéns funciona para já uma oficina automóvel.

De acordo com a proposta de Rui Moreira, aprovada em assembleia municipal, serão arrendados dois armazéns pelo valor de 216 mil euros ao ano, ou seja, 18 mil euros por mês.

No total dos quatro anos de contrato serão gastos 864 mil euros pela autarquia para guardar o acervo da Biblioteca Municipal do Porto, sendo que há a possibilidade de renovação por períodos consecutivos de um ano.

Cada metro quadrado irá custar seis euros à autarquia. Numa consulta ao mercado de arrendamento, em Campanhã, foi possível encontrar um armazém com 2.000m2 para arrendamento por 5.000 euros, ou seja 3€ por m2.

Em espaços comerciais, está disponível também uma loja de 140m2 com o preço de 6€ por m2, em linha com aquilo que a autarquia irá pagar.

O acervo

Informações disponíveis no ‘site’ da biblioteca revelam que o “Catálogo Geral das Bibliotecas Municipais do Porto (BMP) é constituído, em 2022, por 715.014 registos bibliográficos, e cerca de 994.189 documentos”.

Sendo que é mencionado que devido à “preparação e acondicionamento de documentos de diversos fundos e coleções para a obra de beneficiação e ampliação” alguns dos documentos “deixam de ser consultáveis, sendo identificados como Indisponível – Expansão da BPMP”, pode ler-se.

Para a operação, durante este ano será necessário “assegurar quer a deslocação de documentos, equipamento e mobiliário daquele edifício, quer o seu aprovisionamento enquanto decorre o período de obra”, referiu o presidente da Câmara do Porto na proposta.

+ notícias: Porto

PSP detém homem por suspeita de tráfico de droga no Porto

Um homem de 22 anos foi detido, esta quinta-feira, no Porto, por suspeita de tráfico de droga, informou o Comando Metropolitano da PSP, em comunicado.

Homem detido pela prática do crime de injúrias e coação sobre agentes policiais no Porto

Um homem foi detido na quinta-feira, pelas 14h10, na rua do Loureiro, no Porto, pela prática do crime de injúrias e coação sobre agente policiais, anunciou esta sexta-feira a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Rui Moreira diz que Câmara não interfere na relação entre dona e inquilino do Sá da Bandeira

A manutenção do Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e a relação entre a empresa que o detém e o inquilino decorre à margem da câmara municipal, afirmou esta sexta-feira o presidente.