Reformulação do nó de Santo Ovídio concluída em fevereiro de 2024

Reformulação do nó de Santo Ovídio concluída em fevereiro de 2024
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
| Norte
Porto Canal/Agências

A reformulação do nó de Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), que inclui a construção de uma nova rotunda, deverá estar concluída em fevereiro de 2024, disse este sábado à Lusa fonte da autarquia.

"A conclusão da empreitada de reformulação do nó de Santo Ovídio está prevista para fevereiro de 2024. No entanto, uma vez que a execução da obra está prevista por fases, estas estão diretamente interligadas com o túnel de Santo Ovídio e, por isso, articuladas com a reabertura do túnel", pode ler-se numa resposta de fonte oficial da Câmara de Gaia a questões da Lusa.

Em causa está a construção de uma rotunda a norte da Autoestrada 1 (A1) na zona de Santo Ovídio, que está atualmente também a ser intervencionada no âmbito da expansão do Metro do Porto até Vila d'Este com a construção de um viaduto, o que obrigou ao fecho do túnel rodoviário que faz ligação à Avenida da República, cuja reabertura está prevista para junho deste ano.

Em setembro de 2020, a autarquia anunciou a intenção de reformular o nó de Santo Ovídio por 2,65 milhões de euros, mas o resultado do concurso público ditou que o custo da empreitada baixasse para os 2,2 milhões de euros, disse fonte da Câmara de Gaia à Lusa.

Além da remodelação da parte norte do nó de Santo Ovídio, também será feita a "substituição da ligação provisória entre a rotunda Sul e a Rua de Laborim pelo denominado Ramo E, início da futura avenida que se desenvolverá até ao mar", que já tem um troço em execução na freguesia da Madalena.

"É objetivo estratégico da Câmara Municipal de Gaia estender o centro da cidade para sul e de tornar o acesso à orla marítima mais fácil e rápido", aponta o município.

Para a autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues (PS), "cedo se identificou como principal obstáculo a este desiderato a barreira formada pela autoestrada", pelo que "aproveitando uma série de intervenções previstas para a zona de Santo Ovídio", como a do metro, o alargamento da autoestrada já executado e a rotunda de Laborim, a empreitada avançou.

"Esta obra vem colmatar dois dos maiores desafios ao nível da mobilidade do centro urbano de Gaia. Por um lado, a nova rotunda vai permitir o acesso à Ponte da Arrábida, evitando o acesso automóvel à atual rotunda de Santo Ovídio" e, por outro, "será o primeiro troço da avenida até ao mar, com uma nova saída para Laborim de Baixo", apontou a autarquia na sexta-feira, em comunicado.

O nó de Santo Ovídio "foi construído há cerca de 50 anos e as suas características geométricas mantêm-se inalteradas desde que foi executado o primeiro troço da autoestrada do Norte, associado à construção da Ponte da Arrábida", sendo um nó "tipo trompete, com o ramo em 'loop' alongado, com um formato de raquete muito típico à época".

+ notícias: Norte

Vórtex. Leitura de acórdão marcada para 20 de março no Tribunal de Espinho

A leitura do acórdão do processo Vórtex, que tem entre os arguidos dois ex-presidentes da Câmara de Espinho, foi marcada para 20 de março, mais de um ano e meio depois de o julgamento ter começado no tribunal local.

GNR realiza patrulhamento para deteção de venenos no Planalto Mirandês

A GNR está a realizar ações de patrulhamento especializado para identificar a eventual utilização de venenos prejudiciais a animais como o lobo ou aves rupícolas nos concelhos do Planalto Mirandês.

Vórtex. Defesa de Miguel Reis diz que processo foi construído com base na confissão de Pessegueiro

A defesa de Miguel Reis, arguido no processo Vórtex, pediu a absolvição do ex-presidente da Câmara de Espinho dos crimes de que está acusado, afirmando que o caso foi construído com base na confissão do empresário Francisco Pessegueiro.