“Não olhava para as regiões de forma justa”. Turismo do Porto e Norte 'aplaude' afastamento de ex-CEO da TAP
Porto Canal
O Presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal considerou, esta terça-feira, em entrevista ao Porto Canal, que Christine Ourmières-Widener "não olhava para as regiões de forma justa", lamentando que a Presidente executiva cessante da TAP não tenha tido a capacidade de olhar para o aeroporto do Porto com outros olhos.
Luís Pedro Martins teceu críticas à gestão da companhia aérea, alertando para a reduzida presença da empresa no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
[Christine Ourmières-Widener] "não era, de facto, uma CEO que olhasse para as regiões de forma justa. Em boa verdade, nós não conseguimos repor a operação que a TAP tinha em 2019, que já não era uma grande operação. O que registamos é que atualmente todas as companhias regressaram ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, exceto a TAP na mesma dimensão que tinha, apesar de não ser ainda muito interessante, mas que tinha em 2019", começou por dizer.
O dirigente mostrou-se ainda otimista no novo rumo da TAP, com a nomeação de Luís Manuel da Silva Rodrigues para o cargo de novo Presidente Executivo da companhia aérea.
"A expectativa é bastante boa, porque o Dr. Luís Rodrigues vem com bom currículo, com provas dadas, nomeadamente na SATA. Queremos acreditar que a sua experiência a liderar o aeroporto de uma região o terá feito perceber das necessidades e da importância que tem a conectividade aérea para uma região", frisou.
O Governo anunicou, ao final da tarde desta segunda-feira, o afastamento da CEO e do chairman da TAP.
Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja estavam à frente da companhia aérea de bandeira portuguesa desde junho de 2021.
Recorde-se que, no passado mês de dezembro, Alexandra Reis tomou posse como secretária de Estado do Tesouro, tendo apresentado demissão 25 dias depois de tomar posse. A partir desse momento, instalou-se a polémica sobre a indemnização que recebeu, no valor de 500 mil euros, quando saiu da companhia aérea, sendo estas consequências visíveis desse caso que muita tinta fez e faz ainda correr.