Habitação social a construir na Área Metropolitana do Porto insuficiente para tantas famílias

Habitação social a construir na Área Metropolitana do Porto insuficiente para tantas famílias
Foto: Miguel Nogueira (CM Porto)
| Norte
Porto Canal

A Área Metropolitana do Porto (AMP) tem mais de sete mil famílias à espera de uma habitação social. Contudo, o número de fogos municipais em construção por parte das autarquias é insuficiente para dar resposta a tantas pessoas. 

Portugal vive um problema sério de oferta no mercado habitacional. A relação entre o preço das casas e os rendimentos auferidos põe em dificuldades habitantes de vários pontos do país, com destaque para as Áreas Metropolitanas. 

Com a alta inflação como pano de fundo, os custos da construção a subir, a crise energética e as taxas de juro, o panorama da habitação em território nacional é uma bola de neve crescente. 

Perante este cenário, a habitação social tem ganho cada vez mais expressão, sendo que o volume de candidaturas tem registado um incremento ano após ano. No entanto, as soluções propostas pelos Municípios para colmatar as dificuldades sentidas tem-se revelado insuficente, como avança o JN. À exceção do Porto, a oferta de habitação social não aumentou nos últimos anos em diversos municípios. 

Para se ter uma noção, a maior lista de espera é a de Matosinhos, com 1593 famílias em lista de espera. A Maia é o município que se segue com 1256, e Gaia com 1091.

No que diz respeito à Área Metropolitana do Porto, existem apenas dois concelhos que conseguirão colmatar todos os pedidos de habitação social. Póvoa de Varzim e Arouca.

No que concerne à Póvoa, há cerca de 100 agregados familiares à espera de fogos municipais, sendo que a autarquia prevê construir 104 habitações municipais.

Já a realidade arouquesa diz que o número de casas a construir é exatamente igual ao número de candidaturas, 34.

Nos restantes concelhos, as habitações sociais a construir são inferiores ao número de pedidos. Um retrato que expressa a urgência de respostas por parte da tutela e dos municípios. 

+ notícias: Norte

Fugitivo detido em Trás-os-Montes tinha armas e equipamentos para comunicar sem ser apanhado

Fernando Ribeiro Ferreira, um dos cinco fugitivos que escaparam do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi capturado esta sexta-feira em Trás-os-Montes, depois de uma operação discreta da PJ e da GNR. O homem, de 61 anos, tentou fugir ao ser abordado pelas autoridades, mas foi apanhado sem conseguir resistir. Estava armado e com material para comunicar sem ser apanhado.

Localizado corpo de mulher desaparecida no incêndio que destruiu pensão no Porto

O corpo da mulher que estava desaparecida na sequência do incêndio que na quarta-feira deflagrou numa pensão do centro do Porto foi esta sexta-feira localizado entre os escombros, adiantou o comandante dos Sapadores do Porto.

Prepare o guarda-chuva. Mau tempo regressa em força ao Norte este domingo

O norte e o centro de Portugal continental vão ser atingidos entre domingo e segunda-feira por uma superfície frontal fria, que trará vento, chuva e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).